Residência nas escolas agrícolas de ensino técnico: alternativa para a educação profissional pública no estado de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.8392

Palavras-chave:

Residência escolar. Ensino técnico. Ensino agrícola.

Resumo

Analisa a manutenção do sistema de residência escolar para o ensino técnico agrícola no Estado de São Paulo, Brasil, a partir da experiência de uma instituição pública de educação profissional, por meio de pesquisa híbrida realizada em 2014 e 2015. Residências escolares oferecem ao aluno a oportunidade de obter sua formação de modo intensivo, durante um período de tempo específico, dentro de uma escola agrícola. Neste formato, a expectativa é que os estudantes possam adquirir experiência, obter sua formação geral e uma perspectiva mais aprofundada sobre a profissão que escolheram, que os ajudará nas decisões de manutenção da carreira ou no aprofundamento dos estudos, cumprindo a perspectiva politécnica e multifacetada almejada para esta modalidade de ensino.

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Biografia do Autor

Paulo Constantino, UNESP Marilia

Doutor em Educação pela UNESP Marília. Atua na supervisão escolar das escolas técnicas estaduais de São Paulo, na região de Marília/SP e como professor na UNESP Marília.

Marcia Poletine, Centro Paula Souza

Atua na supervisão escolar das escolas técnicas estaduais de São Paulo, na região de Marília/SP.

Antonio Carlos Ottoboni de Oliveira, Centro Paula Souza

Atua na coordenação de projetos junto às escolas técnicas agrícolas do Estado de São Paulo.

Referências

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Publicado

04/03/2017

Como Citar

CONSTANTINO, P.; POLETINE, M.; OTTOBONI DE OLIVEIRA, A. C. Residência nas escolas agrícolas de ensino técnico: alternativa para a educação profissional pública no estado de São Paulo. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp., p. 832–844, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n2.8392. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8392. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos