O lúdico na aprendizagem de alunos de cursos técnico, graduação e mestrado: relatos de experiências

Autores

  • Marcia Gorett Ribeiro Grossi CEFET-MG

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.3.2017.8510

Palavras-chave:

Educação. Lúdico. Jogos.

Resumo

Os jogos e as brincadeiras são inerentes ao ser humano, por isso o lúdico é necessário no processo educativo. Processo esse que fica mais rico quando se vivencia diferentes formas de ensinar e de aprender. Nesta perspectiva, o objetivo deste estudo foi relatar as experiências sobre atividades lúdicas nas salas de aula, enquanto recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem, dos alunos do Curso Técnico de Informática Industrial, do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes e do Mestrado, todos esses do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Quanto à metodologia, optou-se pela pesquisa científica de natureza qualitativa. Em relação ao tipo de pesquisa, ela foi exploratória e descritiva acerca de relatos de experiências vivenciadas entre os anos de 2001 a 2015. Os resultados permitem afirmar que a sala de aula pode e deve ser lugar alegre e prazeroso independentemente do nível de ensino, onde os conteúdos das disciplinas podem ser apresentados aos alunos de forma alegre e cativante.

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Biografia do Autor

Marcia Gorett Ribeiro Grossi, CEFET-MG

Possui Doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), Mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1993) e graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1987). Atualmente é diretora administrativa financeira da Fundação de Apoio à Educação de Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais e sub coordenadora do Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: informática, software livre, novas tecnologias, educação, ensino-aprendizagem e políticas educacionais e educação tecnológica.

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Publicado

05/07/2017

Como Citar

GROSSI, M. G. R. O lúdico na aprendizagem de alunos de cursos técnico, graduação e mestrado: relatos de experiências. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 3, p. 1689–1709, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n.3.2017.8510. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8510. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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