A inclusão escolar no contexto do ensino médio: análise das produções em periódico científico

Autores

  • Natália Costa de Felicio Universidade Federal de São Carlos
  • Juliane Aparecida de Paula Perez Campos Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.3.2017.8516

Palavras-chave:

Educação especial. Ensino médio. Inclusão escolar. Alunos público-alvo da educação especial.

Resumo

Considerando a inclusão escolar dos alunos público-alvo da Educação Especial no Ensino Médio, o presente estudo caracterizou-se como pesquisa de revisão sistemática, o qual analisou os trabalhos publicados na Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, entre os anos de 2006 a 2015. Os descritores utilizados para a busca foram: Ensino Médio, Educação Especial, Inclusão Escolar, Pessoa com deficiência. Os resultados mostraram que dos 400 trabalhos publicados em todas as edições pesquisadas, apenas dois contemplaram o tema em questão: um deles tratou sobre a inclusão de alunos com síndrome de Down no Ensino Fundamental e Médio; e o outro discutiu sobre o ensino de física para alunos surdos. Portanto, é importante que as produções científicas voltem sua atenção para a modalidade do Ensino Médio, afinal, os alunos público-alvo da Educação Especial estão conseguindo adentrar e ter acesso às classes regulares; é preciso analisar como está ocorrendo tal processo e como o ensino tem sido organizado para contemplar tais alunos.

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Referências

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Publicado

05/07/2017

Como Citar

DE FELICIO, N. C.; CAMPOS, J. A. de P. P. A inclusão escolar no contexto do ensino médio: análise das produções em periódico científico. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 3, p. 1710–1720, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n.3.2017.8516. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8516. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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