Avaliação formativa na educação inclusiva

Autores

  • Stephânia Cottorello Vitorino Mestre em Psicologia. USP - Universidade de São Paulo. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação Escolar. UNESP - Universidade Estadual Paulista - Campus de Araraquara. Araraquara – SP - Brasil. 14800-910
  • Sonia Maria Duarte Grego Professora Adjunto do Departamento de Didática- Faculdade de Ciências e Letras da UNESP. Docente-orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Avaliação e Políticas Educacionais. UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho - Campus de Araraquara. Araraquara - SP - Brasil.14800-910

DOI:

https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.esp.1.p478

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Avaliação formativa, Deficiência intelectual,

Resumo

Busca-se neste trabalho compreender como tem sido articulada a proposta da educação inclusiva e a avaliação no interior da escola, mais precisamente com o instrumento portfólio denominado como instrumento da avaliação formativa com os alunos com deficiência intelectual do ensino fundamental I, em uma escola da Rede Municipal do interior de São Paulo. A pesquisa da qual se origina o presente estudo está em andamento. A proposta de trabalho consistiu-se em realizar um estudo qualitativo de natureza empírica interpretativa, na linha da hermenêutica crítica. Nesta abordagem a pesquisa envolveu dois procedimentos de análise: análise documental e análise interpretativa crítica das produções dos alunos com deficiência intelectual na avaliação formativa através de portfólios no cotidiano da escola. Dentre o material já estudado sobre a avaliação pode-se verificar que se mostra relevante pela possibilidade de discutir vários aspectos e formas da avaliação formativa como um instrumento que pode facilitar e enriquecer a ação da proposta inclusiva nas escolas de Rede Pública Municipal sob a forma de parceria colaborativa, o que poderá favorecer o aprimoramento da prática docente com ação - reflexão - ação.

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Publicado

04/05/2016

Como Citar

VITORINO, S. C.; GREGO, S. M. D. Avaliação formativa na educação inclusiva. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. esp.1, p. 478–488, 2016. DOI: 10.21723/RIAEE.v11.esp.1.p478. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8568. Acesso em: 28 mar. 2024.