Formação de professores para alunos público-alvo da educação especial: algumas considerações sobre limites e perspectivas

Autores

  • Aline Piccoli Otalara Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara
  • Maria Júlia Canazza Dall Acqua UNESP

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.esp2.p1048-1058

Palavras-chave:

Educação especial, Educação inclusiva, Formação de professores.

Resumo

O presente trabalho procura apresentar algumas considerações acerca de questões importantes relacionadas à formação e atuação de professores no Brasil visando, no entanto, focalizar mais especificamente os desafios decorrentes da inclusão escolar em escolas regulares. Compartilhando da perspectiva de que a referida inclusão escolar poderia e deveria ser entendida como um oportunidade única para o aprimoramento tanto da própria escola como de seus atores, por meio de atividades e práticas educativas, estão apresentados elementos de análise sobre responsabilidades e atribuições de professores especialistas e também demais docentes. São ainda mencionadas informações referentes ao locus de formação e possíveis desdobramentos, seja ela inicial, continuada ou em nível de especialização que, em grande maioria, manifestam-se sob a forma de despreparo para atuar diante dos desafios do cotidiano. Nessa linha de raciocínio são apontadas algumas implicações relativas a possíveis estratégias para o aprimoramento da formação, em que sobressai o trabalho colaborativo que, contudo, ainda assim não se apresenta ausente de conflitos. Finalizando são realizadas algumas indagações acerca de mudanças de paradigmas para que, efetivamente, a educação escolar possa rumar para uma reforma sistêmica que permita redesenhar políticas de educação no contexto da inclusão escolar.

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Biografia do Autor

Aline Piccoli Otalara, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação Escolar

Maria Júlia Canazza Dall Acqua, UNESP

Docente aposentada do Departamento de Psicologia da Educação, integrante do quadro de docentes permanentes do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar e líder do grupo de pesquisa do CNPq denominado Educação Especial: contextos de formação e práticas pedagógicas.

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Publicado

27/09/2016

Como Citar

OTALARA, A. P.; CANAZZA DALL ACQUA, M. J. Formação de professores para alunos público-alvo da educação especial: algumas considerações sobre limites e perspectivas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. esp2, p. 1048–1058, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.esp2.p1048-1058. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8943. Acesso em: 28 mar. 2024.

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