Psicólogos(as) escolares, diversidade sexual e escola: um estudo Brasil-Portugal

Autores

  • Carmedite Silva Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
  • Sara Bahia Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n.esp3.9070

Palavras-chave:

Psicólogos Escolares. Diversidade sexual. Escola.

Resumo

Este artigo apresenta dados preliminares de pesquisa qualitativa/exploratória realizada entre dezembro de 2013 e março de 2014, no âmbito do doutorado em curso na Universidade de Lisboa/Portugal. Teve objetivo de caracterizar a atuação de Psicólogas (os) escolares no Brasil e Portugal frente às questões relativas à diversidade sexual no contexto escolar. Para tanto, utilizou-se a entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados. Através da Análise de Conteúdo, os resultados apontam que, embora as participantes ressaltem a importante contribuição da Psicologia para a superação de preconceitos e discriminações ainda persistentes no espaço escolar, situações dificultam a atuação: falta de autonomia para propor intervenções devido a pouca importância dada pela escola em relação a problematizações de temas ligados à questão; as inúmeras demandas da escola; não se sentem suficientemente preparadas devido a pouca ou nenhuma informação recebida ao longo da formação universitária e suas próprias crenças e valores. Daí decorre a importância de pesquisas que possam contribuir para a sensibilização de psicólogas (os) sobre às questões relativas à diversidade sexual e os efeitos destas na constituição dos sujeitos notadamente no espaço escolar onde são relatadas situações de discriminações e preconceitos. 

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Publicado

30/11/2016

Como Citar

SILVA, C.; BAHIA, S. Psicólogos(as) escolares, diversidade sexual e escola: um estudo Brasil-Portugal. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. esp.3, p. 1761–1774, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n.esp3.9070. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9070. Acesso em: 28 mar. 2024.