A concentração do mercado siderúrgico: uma análise dos indicadores CR4 e HHI no período 1990-2010

Autores

  • Luis Gustavo Baricelo Mestrando em Economia Aplicada. USP – Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”- Pós-graduação em Economia Aplicada. Piracicaba – SP – Brasil.
  • Marcelo F. Mazzero Doutorando em Economia Aplicada USP – Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”- Pós-graduação em Economia Aplicada. Piracicaba – SP – Brasil.
  • Thais Diniz Oliveira Mestranda em Economia. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Pósgraduação em Economia. Araraquara – SP – Brasil.
  • André Luiz Correa UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Departamento de Economia. Araraquara – SP – Brasil.

Palavras-chave:

Siderurgia, Concentração de mercado, Índice Herfindahl-Hirschman

Resumo

A análise de concentração de mercado do setor siderúrgico global no período 1990-2010 indica redução do número de empresas neste setor e aumento de sua concentração. Isso é corroborado pela literatura, que também aponta a siderurgia como sendo um setor com estrutura oligopolista concentrada. Neste estudo fez-se uso do indicador CR4, que mede a parcela de mercado que as 4 maiores siderúrgicas do mundo concentram no referido período, e do Índice Herfindahl-Hirschman (HHI), o qual busca perceber a representatividade das fusões e aquisições neste setor. Constatou-se o aumento do CR4 por conta de duas fusões: (i) a aliança entre a Thyssen e a Krupp Stahl AG, que formou a ThyssenKrupp; e (ii) a formação da Arcelor. Constatou-se também que o valor do HHI está próximo de 0, o que seria um indicativo de mercado pouco concentrado, entretanto, como já dito, a literatura classifica o setor de siderurgia como um oligopólio do tipo concentrado.

Downloads

Edição

Seção

Artigos