A produção de máquinas e equipamentos para a indústria de papel e celulose no Brasil

Autores

  • Lúcia Regina Centurião Mestranda em Desenvolvimento Econômico. UFPR - Universidade Federal do Paraná - Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico. Curitiba – PR – Brasil.
  • José Ricardo Fucidji UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Departamento de Economia. Araraquara – SP – Brasil.

Palavras-chave:

Inovações, Bens de capital, Setor de papel e celulose,

Resumo

Este estudo analisa o papel das empresas produtoras de bens de capital na dinâmica inovativa do setor de papel e celulose. Dado que uma das principais características do setor de máquinas e equipamentos é sua heterogeneidade, buscou-se delinear as definições e subdivisões do setor e, além disso, através da análise histórica, determinar as deficiências estruturais e os problemas enfrentados pelas fornecedoras de maquinário na atualidade. O trabalho também abrange a caracterização do setor de papel e celulose, as perspectivas futuras para o segmento e sua relação com as fornecedoras de máquinas e equipamentos. Para tanto, foram analisadas as duas principais empresas produtoras de bens de capital para o segmento, a Voith Paper e a Metso Paper, bem como suas estratégias de crescimento e o papel do Brasil em suas respectivas estratégias. Por fim, são feitas breves considerações sobre a internacionalização da pesquisa e desenvolvimento no setor.

Downloads

Edição

Seção

Artigos