Aplicação ambiental do teorema de Coase: o caso do mercado de créditos de carbono

Autores

  • Danielle de Almeida Mota Sores UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Pós-graduação em Economia. Araraquara – SP – Brasil.
  • Guilherme da Silva UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Pós-graduação em Economia. Araraquara – SP – Brasil.
  • Raphael Guilherme Araujo Torrezan UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Pós-graduação em Economia. Araraquara – SP – Brasil.

Palavras-chave:

Teorema de Coase, Externalidades, Mercado de crédito de Carbono

Resumo

Este artigo tem como objetivo avaliar a influência do trabalho de Coase na construção do Mercado de Crédito de Carbono. Inicialmente debate-se a origem da formulação teórica de Coase, elencando seus principais pressupostos, como os direitos de propriedade e custos de transação. Posteriormente é visto de qual maneira o Teorema de Coase pode ser aplicado à abordagem ambiental e de qual forma se encaixa na formulação do Mercado de Crédito de Carbono. Conclui-se, através de estudos de caso, que o Teorema de Coase é o principal alicerce para o funcionamento deste tipo de mercado.

Downloads

Publicado

29/11/2016

Edição

Seção

Artigos