ITINERÁRIOS – Revista de Literatura

Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários

A Itinerários – Revista de Literatura é uma publicação semestral arbitrada e indexada - avaliada como Qualis A1 -, vinculada ao PPG em Estudos Literários. Publica, desde 1990, trabalhos originais das mais variadas linhas de pesquisa dos Estudos Literários produzidos por pesquisadores doutores e doutorandos de instituições nacionais e internacionais, sob a forma de artigos inéditos ou resenhas.


Chamada 2016

A Itinerários – Revista de Literatura, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da FCL/UNESP/Araraquara, Qualis A1, está aceitando artigos e resenhas para os seguintes números:

 no 42 (1o semestre de 2016): Identidades: simulação ou representação do eu e do outro na literatura

A identidade, segundo Freud, resulta de um processo contínuo e inconcluso, de dimensão individual, que se inicia com a constituição do eu, motivada pelo encontro do infante, já nos seus primeiros meses de vida, com o outro, seu semelhante. Tal constituição é movida pelos desejos, sonhos e vozes dos pais, dos amigos, da comunidade, das instituições, da cultura e pela linguagem. Mas, Freud não foi o único a refletir sobre a identidade. Escritores contemporâneos seus (E.A. Poe, E.A.T. Hoffmann, Machado de Assis) desenvolveram trabalhos literários, cujo foco recaía sobre a exposição do EU aos embates consigo mesmo e com o outro. Ao longo dos séculos, filósofos, sociólogos, psicanalistas e teóricos literários (Kant, Heidegger, Derrida, Bauman, Lacan, Bahktin) também a estudaram, conectando-a tradicionalmente às questões ligadas à raça, etnia, gênero, classe social, religião, cultura e linguagem. O termo abarca, portanto, inúmeras relações, como é o caso da palavra estrangeiro que, por sua vez, aglutina outros como imigração e migração, e abre espaço para o seu estudo no âmbito coletivo, cultural, literário e nacional, corroborando também nesse percurso a importância da literatura comparada para esses enfoques. Este número da revista Itinerários visa reunir ensaios que reflitam sobre essas “identidades”.

nº 43 (2º semestre de 2016): Literatura em língua italiana

Este número da revista Itinerários será dedicado à literatura italiana ou de expressão italiana produzida em qualquer época. Aceitam-se ensaios sobre autores e textos de gêneros diversos que apresentem uma abordagem significativa para a compreensão da literatura em língua italiana em seu próprio território, no espaço das ex-colônias ou como expressão da condição de exílio.

Data limite de recebimento dos trabalhos: 31/10/2015

Acesse as normas de apresentação (informações sobre  o número de páginas, formatação etc): Diretrizes para os autores.


n.39, 2014

Edição completa

Ver ou baixar a edição completa PDF

Sumário

Apresentação

Apresentação
Márcia Valéria Zamboni Gobbi, Juliana Santini
PDF

Literaturas de língua alemã

Pedro Augusto da Costa Franceschini
PDF
Daniela Mercedes Kahn
PDF
Pedro Fernandes Galé
PDF
Teresa Maria Grubisich
PDF
Juliana Pasquarelli Perez
PDF
Patrícia Helena Baialuna de Andrade
PDF

Varia

Tânia Pellegrini
PDF
Margarida da Silveira Corsi
PDF

Resenhas

Escritos sobre mito e linguagem
Silas Gutierrez
PDF
Clarice Lispector e os espaços públicos
Vicentônio Regis do Nascimento Silva
PDF
Da linhagem surrealista em Portugal
Tania Mara Antonietti Lopes
PDF