ITINERÁRIOS – Revista de Literatura

Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários

A Itinerários – Revista de Literatura é uma publicação semestral arbitrada e indexada - avaliada como Qualis A2 (2013-2014) -, vinculada ao PPG em Estudos Literários. Publica, desde 1990, trabalhos originais das mais variadas linhas de pesquisa dos Estudos Literários produzidos por pesquisadores doutores e doutorandos de instituições nacionais e internacionais, sob a forma de artigos inéditos ou resenhas.


Chamada 2017

Itinerários – Revista de Literatura, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da FCL/UNESP/Araraquara, está aceitando artigos e resenhas para os seguintes números:

Nº 44 (primeiro semestre de 2017): Fronteiras e deslocamentos na Literatura Brasileira

Partindo da perspectiva de Mikhail Bakhtin, para quem o cronotopo é a “interligação fundamental das relações temporais e espaciais, artisticamente assimiladas em literatura”, a figura da estrada sintetiza, na fusão de um dado espacial a um transcurso temporal, o motivo do encontro, uma vez que, deslocando-se pelo espaço, o sujeito nele imprime diferentes tempos e marcas por meio de sua experiência e, sendo por ele modificado, passa a ser também um seu produto. Tomando o espaço como uma dimensão relacional, Doreen Massey aponta que as articulações que se estabelecem entre os seres e seus papeis sociais implicam diferentes relações com o espaço e com a possibilidade ou a impossibilidade de indivíduos – ou grupos de indivíduos – frequentarem determinados locais ou terem acesso a nichos espaciais distintos. A representação literária do deslocamento agrega, assim, dimensões múltiplas da mobilidade – e da fixidez – humana: dos movimentos migratórios que impõem questionamentos em torno de identidades em trânsito e das relações de poder que impulsionam os fluxos diaspóricos à jornada solitária do sujeito à procura de si mesmo, do outro ou de um espaço que dê sentido a sua existência. Para este número, a Itinerários – Revista de Literatura do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UNESP, campus de Araraquara, receberá artigos que discutam e problematizem as diferentes imagens do deslocamento na literatura brasileira – prosa e poesia –, especialmente no que diz respeito às questões que envolvem as noções de margem, fronteira e as relações entre espaço e tempo na constituição do sujeito e na representação de sua experiência.

Nº 45 (segundo semestre de 2017): Letras Clássicas: tradução e recepção

Os problemas sobre a tradução e a recepção dos textos clássicos atravessaram a Antiguidade e chegam até os nossos dias. Desde que os autores gregos se tornaram um problema editorial para os bibliotecários de Alexandria, passando pelos imitadores e livreiros romanos até chegarem às primeiras edições impressas no Renascimento, ou, ainda hoje, quando, em alguma versão vernácula inédita, seguem por e-mail para o parecer de algum editor contemporâneo, foram/são instaurados inúmeros métodos e práticas de recategorização, crítica e reinvenção desse legado clássico. Este número da revista Itinerários dará espaço a contribuições que reflitam e discutam gestos de recepção e tradução, seja no contexto da própria Antiguidade clássica (Grécia, Roma, Índia, etc.), seja na sua transmissão em diferentes línguas, épocas e lugares.

Data limite de recebimento dos trabalhos: 31 de outubro de 2016

A revista também aceita trabalhos sobre outros temas para a seção “Varia”.

IMPORTANTE: a Itinerários receberá os trabalhos exclusivamente por meio da PLATAFORMA SEER. Para isso, os autores devem cadastrar-se na plataforma para submeter seus artigos. 

Acesse as normas de apresentação (informações sobre  o número de páginas, formatação etc): Diretrizes para os autores.

Clique aqui e siga o perfil da revista no Google Acadêmico.

 

 


n.41, 2015

Edição completa

Ver ou baixar a edição completa PDF

Sumário

Apresentação

Apresentação
Wilton José Marques, Adalberto Luis Vicente
PDF

Literaturas de língua espanhola

Andrea Cristiane Kahmann, Anselmo Peres Alós
PDF
Daniel Vecchio
PDF
Santo Gabriel Vaccaro
PDF
Luciene Azevedo
PDF
Pedro Dolabela Chagas, Daniela Silva Pires
PDF
Karla Fernandes Cipreste
PDF
Mariana Ruggieri
PDF
Wanderlan da Silva Alves
PDF
Francesca Crippa
PDF
Alexandre Silveira Campos
PDF
Katia Aparecida da Silva Oliveira
PDF
Ana Cristina dos Santos
PDF
Marco Catalão
PDF
Nicholas Dieter Berdaguer Rauschenberg
PDF
Marcelo Freddi Lotufo
PDF

Varia

Fani Miranda Tabak
PDF
Carlos Rocha
PDF
Leila de Aguiar Costa
PDF

Resenhas

Trilhas do fantástico
Gloria Carneiro do Amaral
PDF