ITINERÁRIOS – Revista de Literatura

Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários

A Itinerários – Revista de Literatura é uma publicação semestral arbitrada e indexada - avaliada como Qualis A1 -, vinculada ao PPG em Estudos Literários. Publica, desde 1990, trabalhos originais das mais variadas linhas de pesquisa dos Estudos Literários produzidos por pesquisadores doutores e doutorandos de instituições nacionais e internacionais, sob a forma de artigos inéditos ou resenhas.


Chamada 2016

A Itinerários – Revista de Literatura, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da FCL/UNESP/Araraquara, Qualis A1, está aceitando artigos e resenhas para os seguintes números:

 no 42 (1o semestre de 2016): Identidades: simulação ou representação do eu e do outro na literatura

A identidade, segundo Freud, resulta de um processo contínuo e inconcluso, de dimensão individual, que se inicia com a constituição do eu, motivada pelo encontro do infante, já nos seus primeiros meses de vida, com o outro, seu semelhante. Tal constituição é movida pelos desejos, sonhos e vozes dos pais, dos amigos, da comunidade, das instituições, da cultura e pela linguagem. Mas, Freud não foi o único a refletir sobre a identidade. Escritores contemporâneos seus (E.A. Poe, E.A.T. Hoffmann, Machado de Assis) desenvolveram trabalhos literários, cujo foco recaía sobre a exposição do EU aos embates consigo mesmo e com o outro. Ao longo dos séculos, filósofos, sociólogos, psicanalistas e teóricos literários (Kant, Heidegger, Derrida, Bauman, Lacan, Bahktin) também a estudaram, conectando-a tradicionalmente às questões ligadas à raça, etnia, gênero, classe social, religião, cultura e linguagem. O termo abarca, portanto, inúmeras relações, como é o caso da palavra estrangeiro que, por sua vez, aglutina outros como imigração e migração, e abre espaço para o seu estudo no âmbito coletivo, cultural, literário e nacional, corroborando também nesse percurso a importância da literatura comparada para esses enfoques. Este número da revista Itinerários visa reunir ensaios que reflitam sobre essas “identidades”.

nº 43 (2º semestre de 2016): Literatura em língua italiana

Este número da revista Itinerários será dedicado à literatura italiana ou de expressão italiana produzida em qualquer época. Aceitam-se ensaios sobre autores e textos de gêneros diversos que apresentem uma abordagem significativa para a compreensão da literatura em língua italiana em seu próprio território, no espaço das ex-colônias ou como expressão da condição de exílio.

Data limite de recebimento dos trabalhos: 31/10/2015

Acesse as normas de apresentação (informações sobre  o número de páginas, formatação etc): Diretrizes para os autores.


n.38, 2014


Capa da revista