Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Itinerários, revista de literatura editada desde 1990, publica trabalhos originais de professores e pesquisadores vinculados a instituição de ensino superior nacional ou internacional. O objetivo principal do periódico é ser um veículo de divulgação de resultados de pesquisas realizadas no Brasil e no exterior, voltadas para diferentes linhas teórico-metodológicas próprias do campo da literatura. Assim, são editados artigos das mais variadas orientações teóricas bem como resenhas e entrevistas que tenham relação com os estudos literários.  Em cada número, as colaborações têm como centro um tema previamente indicado pela comissão editorial. A aceitação dos originais submetidos à comissão depende da avaliação de, no mínimo, dois pareceristas ad hoc.

 

Políticas de Seção

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos submetidos à revista são inicialmente avaliados quanto à adequação às normas de formatação e, em seguida, enviados para dois pareceristas, que podem ser membros do Conselho Editorial ou ad hoc. Quando os dois pareceres são positivos, o autor é informado de que seu artigo será publicado; caso haja sugestões de mudanças no artigo, elas também são enviadas ao autor. Quando um parecer é positivo e o outro negativo, o texto é enviado para um terceiro parecerista, que decidirá pela publicação ou não do artigo submetido. Durante todo o processo é garantido o anonimato dos autores de artigos submetidos para que as avaliações não sofram nenhum tipo de influência externa.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Política editorial

A  Itinerários é semestral e publica  artigos de autor  que seja, no mínimo,  doutorando. Os artigos devem ser inéditos e podem ser escritos em português, inglês, francês, espanhol e italiano.  O  artigo selecionado  é publicado na língua original. Os números da revista são temáticos e os temas são divulgados com antecedência por meio do site daItinerários e por associações como a ANPOLL e a ABRALIC. Não é publicado artigo de autor que tenha trabalho divulgado em número imediatamente anterior da revista. Os artigos publicados e as citações neles apresentadas são de responsabilidade exclusiva dos autores. As opiniões e julgamentos neles contidos não expressam posições dos editores nem da comissão editorial.

 

Indexada por/Indexed by

GeoDados:http://www.geodados.uem.br LLBA – Linguistic and Language Behavior Abstracts IBZ – International Bibliography of Periodical Literature IBR – International Bibliography of Book Reviews of Scholarly Literature on the Humanities and Social Sciences

 

ISSN

ISSN impresso: 0103-815x