Perdas e ganhos, literatura e cinema: a relação entre a caracterização do protagonista e a representação da história em "O Sobrado" e <i>Netto perde sua alma</i>

Autores

  • Mateus da Rosa Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Literatura comparada, Romances históricos, Filmes históricos, Adaptações cinematográficas, Representação da história,

Resumo

A primeira parte deste artigo analisa como a caracterização do protagonista do capítulo “O sobrado” se relaciona com a representação da história do restante do romance O continente (1949), de Erico Verissimo, comparando os resultados com uma investigação análoga entre a caracterização do protagonista e a representação da história no romance Netto perde sua alma (1995), de Tabajara Ruas. Na segunda parte do artigo, o mesmo procedimento é aplicado às adaptações cinematográficas dos romances, O sobrado (1956) e Netto perde sua alma (2001). Em sua parte final, o trabalho apresenta um balanço de alguns potenciais e algumas limitações estéticas das obras apreciadas e de seus meios, à luz de uma abordagem interdisciplinar, com ferramentas dos domínios da literatura e do cinema. O estudo conclui que há mudanças significativas nas caracterizações de Licurgo e Netto, tanto nas adaptações das obras literárias para o cinema como na forma de caracterização dos protagonistas entre os livros, com o passar de aproximadamente meio século, com desdobramentos na representação do passado encontrada nessas obras, o que, em certa medida, sugere sua identificação com algumas tendências características de sua historicidade.

Biografia do Autor

Mateus da Rosa Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor de língua inglesa e literaturas correspondentes, possui graduação em Letras Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas Correspondentes pela Universidade Federal do Rio Grande (2001), mestrado em Letras Inglês e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e doutorado em Letras/Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Possui experiência como professor de língua inglesa e literaturas correspondentes na FURG (substituto) e UFRB (adjunto), tradutor e intérprete de inglês para a JUCERGS e empresas privadas. Seus tópicos de pesquisa incluem o ensino e a aprendizagem de língua inglesa, os estudos comparados entre literatura e cinema, a adaptação cinematográfica de romances históricos e a relação entre a caracterização do protagonista e a representação do passado na literatura e no cinema em língua portuguesa e inglesa.

Downloads

Publicado

22/11/2013

Edição

Seção

Literatura & Cinema