Os espaços do leitor ficcionalizado: nas teias dialógicas de Henry Fielding e Laurence Sterne

Autores

  • Marisa Martins Gama-Khalil UFU – Universidade Federal de Uberlândia. Instituto de Letras e Linguística. Núcleo de Literatura. Uberlândia – MG – Brasil.

Palavras-chave:

Narrativa literária, Narrador, Narratário, Leitura,

Resumo

Para a escrita deste artigo, foi empreendido um estudo que tomou como base textos literários que elegeram o narratário – leitor ficcionalizado – como elemento fundamental para a arquitetura narrativa. Foi demonstrada qual a relação dessa figura constitutiva do mundo diegético com as propostas estético-ideológicas dos seguintes autores: Henry Fielding e Laurence Sterne.

Biografia do Autor

Marisa Martins Gama-Khalil, UFU – Universidade Federal de Uberlândia. Instituto de Letras e Linguística. Núcleo de Literatura. Uberlândia – MG – Brasil.

Possui Mestrado em Letras: Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Assis (1994) e Doutorado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Araraquara (2001). Trabalhou de 1987 a 2006 na Universidade Federal de Rondônia. Atualmente, é professora da Universidade Federal de Uberlândia na graduação em Letras. É também professora permanente do Mestrado em Teoria Literária da UFU e professora colaboradora do Mestrado em Letras: Linguagem e Identidade da UFAC. Seu projeto "Representações do espaço na narrativa fantástica" é contemplado com a bolsa de Produtividade em Pesquisa - CNPq. Tem livros, artigos e capítulos de livro publicados, com ênfase nas reflexões sobre o espaço ficcional e sobre a narrativa fantástica; bem como nas relações plausíveis entre Teoria Literária e Análise do Discurso.

Downloads

Publicado

16/04/2014

Edição

Seção

Literaturas de expressão inglesa