“Eu não conto a verdade. Eu conto o que deveria ser a verdade”: fugindo da censura por meio da ambiguidade na adaptação de Elia Kazan para <i>Um bonde chamado desejo</i>

Autores

  • José Carlos Felix Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Charles Albuquerque Ponte UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Palavras-chave:

Um bonde chamado desejo, Tennessee Williams, Adaptação fílmica,

Resumo

Este trabalho objetiva escrutinar a adaptação fílmica de Elia Kazan de Um bonde chamado desejo em relação ao texto da peça de Tenneessee Williams. Primeiramente, ele discute os temas centrais da peça, relacionando-os ao contexto da produção cinematográfica de Hollywood do período do pós-guerras. Esta relação pretende mapear elementos particulares na forma e no conteúdo da peça que permitiram sua adaptação para o cinema. Em segundo lugar, apresenta-se uma análise da adaptação cinemática de Kazan, cobrindo assuntos como seleção de elenco, as cenas adicionais apenas mencionadas na peça, mas realizadas no filme, bem como o emprego de elementos técnicos como movimentos de câmera, montagem, ambientação e iluminação e outros elementos de mise-en-scène que contribuíram para a construção do discurso fílmico. Finalmente, o artigo examina as maneiras as quais Kazan se livrou das demandas da censura e lidou com as questões mais ousadas da peça, como a homossexualidade de Alan e o estupro de Blanche.

Biografia do Autor

José Carlos Felix, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professor assistente de Literaturas de Língua Inglesa e Teoria Literária no Departamento de Ciências Humanas, Campus IV – Colegiado de Letras/Inglês. UNEB - Universidade do Estado da Bahia. JaUm bonde chamado desejo. Tennessee Williams. Adaptação fílmica.cobina – BA – Brasil.

Charles Albuquerque Ponte, UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Professor Adjunto de Literaturas de Língua Inglesa e Teoria Literária da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Departamento de Letras Estrangeiras, Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia”. Pau dos Ferros – RN – Brasil. 59.900-000.

Downloads

Publicado

22/11/2013

Edição

Seção

Literatura & Cinema