"Remendo novo em pano velho": a mesma história, outra história, em releituras de contos de fadas de Angela Carter, A. S. Byatt e Margaret Atwood

Autores

  • Maria Cristina Martins UFU – Universidade Federal de Uberlândia. Instituto de Letras e Linguística (ILEEL). Uberlândia – MG – Brasil.

Palavras-chave:

Revisionismo, Contos de fadas, Releituras, Táticas revisionistas,

Resumo

Neste trabalho discuto o impacto do emprego de táticas narrativas revisionistas em releituras de contos de fadas das autoras contemporâneas Margaret Atwood, A. S. Byatt e Angela Carter, para demonstrar de que maneira as novas leituras conseguem fazer que significados convencionais cristalizados pela tradição das histórias infantis sejam expostos a questionamento e, em alguns casos, até mesmo contestados ou alterados. Para tal, tomo como base o conceito de “re-visão” de Adrienne Rich e as táticas revisionistas apontadas por Rachel B. DuPlessis e Alicia S. Ostriker.

Biografia do Autor

Maria Cristina Martins, UFU – Universidade Federal de Uberlândia. Instituto de Letras e Linguística (ILEEL). Uberlândia – MG – Brasil.

Professora 40hDE do quadro docente do  Instituto de Letras e Linguística (ILEEL), ministrando aulas das disciplinas de Literatura Inglesa e de Literaturas de Expressão em Língua Inglesa.

Downloads

Publicado

16/04/2014

Edição

Seção

Literaturas de expressão inglesa