Servindo a dois senhores. Ou as dialéticas da literatura romântica da Era Vitoriana

Autores

  • Sandra Sirangelo Maggio UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Departamento de Línguas Modernas – Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brasil.
  • Valter Henrique Fritsch UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. PPG Letras – Doutorado em Literaturas Estrangeiras Modernas – Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brasil.

Palavras-chave:

Charlotte Brontë, Jane Eyre, Vitorianismo, Literatura Vitoriana, Movimento Evangélico,

Resumo

O presente trabalho investiga as estratégias utilizadas pela escritora Charlotte Brontë, no romance Jane Eyre, para contornar o dilema enfrentado pela protagonista, que precisa escolher entre fazer o que considera correto, ou seguir seus instintos e sua intuição. Esse conflito é tratado aqui como sendo o “Impasse Vitoriano”, um embate entre elementos contraditórios do vitorianismo. Por um lado, existe um código moral muito rígido, representado pelo Movimento Evangélico, que fomenta um ideal de respeitabilidade condizente com a nova classe média emergente. Por outro lado, surge a influência do Movimento Romântico, que propõe uma nova ética associada a uma nova estética. A tese proposta aqui é que o uso de um imaginário simbólico soluciona o problema criado por esse compromisso simultâneo para com a moralidade e o sentimento, além de contribuir para sedimentar o uso da prosa poética, um dos traços predominantes no estilo da autora.

Biografia do Autor

Sandra Sirangelo Maggio, UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Departamento de Línguas Modernas – Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brasil.

Professora de Literaturas de Língua Inglesa nos cursos de graduação e pós-graduação em Letras da UFRGS. Professora associada, lotada no Departamento de Línguas Modernas do Instituto de Letras da UFRGS. Membro do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Letras da UFRGS.

Valter Henrique Fritsch, UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. PPG Letras – Doutorado em Literaturas Estrangeiras Modernas – Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brasil.

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Letras, Área de Estudos de Literatura, Especialidade Literaturas Estrangeiras Modernas, Ênfase Literaturas de Língua Inglesa.

Downloads

Publicado

16/04/2014

Edição

Seção

Literaturas de expressão inglesa