O lirismo crítico e a releitura nos ensaios de Jean-Michel Maulpoix da obra de Charles Baudelaire

Autores

  • Erica Milaneze UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem. Departamento de Teoria Literária. Bolsista Fapesp pós-doutoranda em Teoria e História Literária. Campinas – SP – Brasil.

Palavras-chave:

Poesia, Lirismo, Literatura francesa, Literatura contemporânea, Modernidade poética, Jean-Michel Maulpoix, Charles Baudelaire,

Resumo

No contexto da poesia francesa contemporânea, o lirismo crítico começa a se formar a partir do final do século XX como uma reação às tendências experimentais das vanguardas dos anos 1960 e 1970, reintroduzindo a expressão subjetiva aliada ao questionamento crítico. Considerado o grande animador e defensor dessa vertente poética na França, o poeta Jean-Michel Maulpoix constrói ao longo de seus diversos ensaios uma reflexão acerca do lirismo desde sua gênese, passando pela Modernidade até os dias atuais, a fim de discutir o processo de formação e as características do lirismo crítico. Ao analisar alguns ensaios de Maulpoix, como Du lyrisme e Pour un lyrisme critique, dentre outros, percebe-se que o lirismo crítico tende a encontrar na modernidade poética, particularmente na obra de Charles Baudelaire, as bases para sua constituição. Este artigo pretende traçar a relação que o lirismo crítico estabelece com a modernidade poética de Charles Baudelaire, por meio da análise efetuada por Jean-Michel Maulpoix em seus ensaios críticos de alguns aspectos das obras do poeta moderno.

Downloads

Edição

Seção

Varia