Cartas a un pied-noir: três faces da correspondência de Albert Camus

Autores

  • Raphael Luiz de Araújo USP – Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Departamento de Letras Modernas. São Paulo – SP – Brasil. 05508-900

Palavras-chave:

Albert Camus, Pascal Pia, René Char, Jean Grenier, Correspondência,

Resumo

Embora o escritor franco-argelino Albert Camus seja normalmente aproximado ao ciclo existencialista parisiense, sua correspondência aponta a ação de outros agentes fundamentais para o agenciamento de sua carreira literária e para compor um microcosmo ao redor do seu pensamento. Limitando-se à correspondência com Pascal Pia, René Char e Jean Grenier, o presente artigo irá discorrer sobre a movimentação desses agentes dentro do campo literário, segundo concebe Pierre Bourdieu em “Mercados de bens simbólicos”, vigente na época. Nesse contexto, serão postos em evidência as relações afetivas, a intervenção desses intelectuais na gênese de obras, o jogo de interesse político-ideológico e a veia estética – por vezes poética – da composição da carta. Objetiva-se, assim, expor alguns elementos que contribuem para a construção da imagem autoral de Albert Camus tanto na esfera pública quanto privada.

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Publicado

21/10/2015

Edição

Seção

Varia