Cartas a un pied-noir: três faces da correspondência de Albert Camus

Raphael Luiz de Araújo

Resumo


Embora o escritor franco-argelino Albert Camus seja normalmente aproximado ao ciclo existencialista parisiense, sua correspondência aponta a ação de outros agentes fundamentais para o agenciamento de sua carreira literária e para compor um microcosmo ao redor do seu pensamento. Limitando-se à correspondência com Pascal Pia, René Char e Jean Grenier, o presente artigo irá discorrer sobre a movimentação desses agentes dentro do campo literário, segundo concebe Pierre Bourdieu em “Mercados de bens simbólicos”, vigente na época. Nesse contexto, serão postos em evidência as relações afetivas, a intervenção desses intelectuais na gênese de obras, o jogo de interesse político-ideológico e a veia estética – por vezes poética – da composição da carta. Objetiva-se, assim, expor alguns elementos que contribuem para a construção da imagem autoral de Albert Camus tanto na esfera pública quanto privada.

Palavras-chave


Albert Camus; Pascal Pia; René Char; Jean Grenier; Correspondência;

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