Identidade e cultura no romance Nihonjin, de Oscar Nakasato

Autores

  • Michele Eduarda Brasil de Sá UnB − Universidade de Brasília − Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução − Área de Japonês. Brasília – DF

Palavras-chave:

Cultura, Hibridismo cultural, Identidade, Imigração japonesa, Interseção,

Resumo

O presente trabalho analisa a construção do romance Nihonjin (vencedor do Prêmio Benvirá de Literatura 2011 e do Prêmio Jabuti 2012) do escritor nipo-brasileiro Oscar Nakasato, a partir das noções de identidade e cultura. O romance narra a história de um imigrante japonês, Hideo Inabata, e de sua família, desde a sua chegada ao Brasil até a partida de seu neto para o Japão, décadas depois. O título do romance, que significa “Japonês” em língua japonesa, por si só já revela a dualidade presente no texto – o perceber-se japonês em terra estranha, o perceber-se brasileiro em família japonesa, o não conseguir se definir como um ou outro, sendo ambos (ou nenhum). Serve de base teórica o estudo sobre identidade cultural de Stuart Hall desenvolvido em seu livro A identidade cultural na pós-modernidade (1996). Primeiramente são observados os elementos que atribuem características de identidade cultural às personagens do romance. Em seguida, são apresentadas algumas passagens em que se pode verificar o deslocamento do sujeito e os conflitos gerados pelo choque cultural. Por fim, será demonstrada a síntese dos conflitos, o resultado desta relação dialética: a interseção dos grupos, onde os personagens enfim se encontram não como japoneses ou brasileiros, mas como híbridos culturais.

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Publicado

17/01/2018

Edição

Seção

Fronteiras e deslocamentos na literatura brasileira