Cruzando estradas: reflexões sobre deslocamentos e fronteiras em “As morféticas”, de Bernardo Élis

Autores

  • Bruno Silva de Oliveira IF Goiano − Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Iporá – GO
  • Marisa Martins Gama-Khalil UFU − Universidade Federal de Uberlândia − Instituto de Letras e Linguística – Uberlândia – MG

Palavras-chave:

Cronotopia, Estrada, Fronteiras, Linhas abissais,

Resumo

O mundo familiar é considerado uma célula separada do mundo externo por uma fina película conhecida como fronteira. A fronteira é uma membrana semipermeável que permite ou não a troca de elementos entre os espaços interno (o “seu espaço”) e o externo (o “espaço do outro”). Pensar a fronteira a partir da literatura fantástica é relevante, porque esta se constitui por intermédio de elementos espaciais, temporais e actanciais que colocam em confronto e questionamento o conhecido e o desconhecido, o real e o insólito, o familiar e o inquietante. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo discutir os deslocamentos e as fronteiras criados por meio da estrada no conto de “As morféticas”, do autor goiano Bernardo Élis.

Biografia do Autor

Bruno Silva de Oliveira, IF Goiano − Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Iporá – GO

Aluno regular do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários – nível Doutorado da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão. Professor efetivo da área de Letras – Português/Inglês do Instituto Federal Goiano – campus Iporá.

Marisa Martins Gama-Khalil, UFU − Universidade Federal de Uberlândia − Instituto de Letras e Linguística – Uberlândia – MG

Possui Mestrado em Letras: Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Assis (1994) e Doutorado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Araraquara (2001). Trabalhou de 1987 a 2006 na Universidade Federal de Rondônia. Atualmente, é professora da Universidade Federal de Uberlândia na graduação em Letras. É também professora permanente do Mestrado em Teoria Literária da UFU e professora colaboradora do Mestrado em Letras: Linguagem e Identidade da UFAC. Seu projeto "Representações do espaço na narrativa fantástica" é contemplado com a bolsa de Produtividade em Pesquisa - CNPq. Tem livros, artigos e capítulos de livro publicados, com ênfase nas reflexões sobre o espaço ficcional e sobre a narrativa fantástica; bem como nas relações plausíveis entre Teoria Literária e Análise do Discurso.

Downloads

Publicado

17/01/2018

Edição

Seção

Fronteiras e deslocamentos na literatura brasileira