A representação da morte em Ultime lettere di jacopo ortis: um olhar sobre o materialismo foscoliano

Autores

  • Karine Simoni UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão – Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras. Florianópolis – SC – Brasil.
  • Karina Bez Batti UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão – Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras. Florianópolis – SC – Brasil.

Palavras-chave:

Ultime lettere di Jacopo Ortis, Morte, Materialismo, Lucrécio,

Resumo

Ugo Foscolo (1778-1827) era um autor conhecido na Itália quando escreveu o romance epistolar Ultime lettere di Jacopo Ortis (1802-1817), porém, foi essa obra que o consagrou. No romance, Foscolo retrata o difícil período vivido pela Itália do período, marcada pelo governo napoleônico, e reflete sobre temas como a condição humana, o valor dos clássicos, a necessidade de pátria, a amizade e o amor. Perpassam esses temas a ideia da morte, foco deste estudo, que tem por objetivo analisar a ideia de morte física e morte metafórica no romance a fim de verificar o materialismo de Foscolo, sob a luz da filosofia atomista de Lucrécio. Inicialmente será feita uma breve relação entre Foscolo e o contexto histórico, necessárias para melhor compreender o tema da morte no romance, para, em seguida, analisar a representação da morte no romance e, por fim, analisar como materialismo foscoliano se relaciona à doutrina filosófica do atomismo de Lucrécio (século I a.C.), presente no poema Da natureza [De rerum natura]. O córpus do estudo são as cartas de 11, 13 e 26 de outubro; 12 e 20 de novembro e 11 de dezembro de 1797; 13 de maio de 1798; 5, 14, 20 e 25 de março de 1799.

Downloads

Publicado

18/04/2017

Edição

Seção

Literaturas de língua italiana