Falling Man: A literatura em busca de possíveis significados para um espaço vazio

Autores

  • Giséle Manganelli Fernandes Universidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus de São José do Rio Preto
  • Márcia Corrêa de Oliveira Mariano Universidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus de São José do Rio Preto

Palavras-chave:

Pós-Modernismo, Terrorismo, Literatura e História, 11 de setembro, Don DeLillo,

Resumo

Os atentados de 11 de setembro originaram diversas manifestações artísticas buscando não apenas explicações para a tragédia, mas também tentando repensar os acontecimentos. Neste sentido, este trabalho apresenta uma investigação a respeito da maneira como um romance se apropriou desse episódio para reavaliá-lo. Com os ataques, os Estados Unidos experimentaram uma forte sensação de vulnerabilidade, desencadeando reações do governo americano, que formulou com bastante rapidez uma nova doutrina de segurança nacional, baseada no combate ao terrorismo. Este artigo analisa as estratégias narrativas utilizadas pelo autor americano Don DeLillo (2007a) no romance Falling Man, para reexaminar a tragédia. Textos teóricos e críticos sobre a relação entre Literatura e História, ficção Pós-Moderna e terrorismo fundamentam as discussões aqui apresentadas. Este estudo objetiva ampliar os questionamentos acerca dos fatos que levaram à catástrofe e suas consequências, examinando personagens e grupos ligados ao 11 de setembro, revelando múltiplas verdades, condicionadas social, ideológica e historicamente.

Biografia do Autor

Giséle Manganelli Fernandes, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus de São José do Rio Preto

Professor Adjunto II

Departamento de Letras Modernas

Área de Inglês

Literatura Norte-Americana

Márcia Corrêa de Oliveira Mariano, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus de São José do Rio Preto

Mestre em Letras

Literatura Norte-Americana

Downloads

Publicado

17/02/2014

Edição

Seção

Artigos