A literatura fantástica do século XX e a representação do real

Autores

  • Marcelo Pacheco Soares RJ – Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio de Janeiro. São Gonçalo. Rio de Janeiro, RJ.

Palavras-chave:

Literatura Fantástica novecentista, Franz Kafka, Flanerie, Espaço urbano contemporâneo, Mimesis,

Resumo

Este artigo discute como a Literatura Fantástica do século XX, da qual a poética de Franz Kafka seria o marco inicial, promove, a despeito da construção que empreende de um mundo insólito, a representação mimética do real, aqui metonimicamente figurado no espaço urbano moderno, lar do homem hodierno. Desse modo, defende-se esse gênero, em sua efetivação novecentista, como importante via de discussão de questões pertinentes à existência contemporânea. Para esse fim, recupera-se, como alegoria do ensaio aqui desenvolvido, a imagem do flâneur, em vias de extinção já desde de meados do XIX, personagem que tem por função a leitura da urbe e que vem em nosso ensaio representar o olhar analítico que essa Literatura Fantástica pós-Kafka sói lançar sobre a realidade.

Biografia do Autor

Marcelo Pacheco Soares, RJ – Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio de Janeiro. São Gonçalo. Rio de Janeiro, RJ.

Professor efetivo de Língua Portuguesa e Literatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Downloads

Publicado

15/05/2017

Edição

Seção

Artigos