A figura feminina em contos fantásticos de Maupassant

Autores

  • Kedrini Domingos dos Santos Doutoranda em Estudos Literários. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras - Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários. Araraquara – Brasil.
  • Andressa Cristina de Oliveira UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – Departamento de Letras Modernas. Araraquara – SP – Brasil.

Palavras-chave:

Fantástico, Guy de Maupassant, Mulher,

Resumo

O escritor francês Guy de Maupassant (1850-1893) é um dos grandes mestres do conto fantástico francês. Em suas narrativas, o gênero aparece, por vezes, como uma forma de desvendar a realidade; nele, o fantástico não se opõe ao real, mas visa mostrar uma tensão entre o possível e o impossível, entre o comum e o extraordinário. Para criar o fantástico, Maupassant usa alguns elementos como a aparição, o fantasma, objetos ou partes do corpo humano e a figura feminina, que surge como um tema caro ao escritor. Buscaremos analisar, aqui, a presença da mulher em contos de Maupassant, verificando as estratégias narrativas do escritor para criar o fantástico.

Downloads

Publicado

14/11/2017

Edição

Seção

Artigos