A construção da personagem feminina em “Boule de suif”

Autores

  • Clarissa Navarro Conceição Lima Mestranda em Estudos Literários. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras. Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários. Araraquara – SP – Brasil. 14800-900.
  • Fani Miranda Tabak Pós-Doutora pela Universidade de Nottingham, Reino Unido. Doutora em Estudos Literários. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras. Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários. Araraquara – SP – Brasil. 14800-90. Professora Adjunta. UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro – Uberaba – MG – Brasil. 38025-180.

Palavras-chave:

Literatura francesa, Maupassant, Personagem, Ironia, Historiografia,

Resumo

Focalizando a personagem feminina do conto “Boule de Suif”, publicado por Maupassant dez anos após a Guerra franco-prussiana, em 1880, encontramos uma relação peculiar entre o fato de se tratar de uma cortesã e sua função na obra, ligada à política, à religião, aos valores de heroísmo e ao comportamento que estabelece. Interessa-nos particularmente a ironia que constitui a personagem, a hipocrisia incrustada na sociedade da época, e alguns símbolos que envolvem a sua construção. Para tanto, contamos com o apoio de algumas teorias já conhecidas, como a análise e o aprofundamento teórico de Ironia e o irônico, de Muecke; Teoria do Romance, de Lukács; e Conceitos de crítica e História da crítica moderna, de Wellek, ainda que nosso trabalho enseje um olhar que destaca a função da personagem feminina como teia que entrelaça as relações presentes na obra.

Focalizando a personagem feminina do conto “Boule de Suif”, publicadopor Maupassant dez anos após a Guerra franco-prussiana, em 1880, encontramosuma relação peculiar entre o fato de se tratar de uma cortesã e sua função naobra, ligada à política, à religião, aos valores de heroísmo e ao comportamento queestabelece. Interessa-nos particularmente a ironia que constitui a personagem,a hipocrisia incrustada na sociedade da época, e alguns símbolos que envolvema sua construção. Para tanto, contamos com o apoio de algumas teorias jáconhecidas, como a análise e o aprofundamento teórico de Ironia e o irônico, deMuecke; Teoria do Romance, de Lukács; e Conceitos de crítica e História da críticamoderna, de Wellek, ainda que nosso trabalho enseje um olhar que destaca afunção da personagem feminina como teia que entrelaça as relações presentes naobra.

Downloads

Publicado

29/02/2016

Edição

Seção

Artigos