De como o sociólogo brasileiro deve praticar seu ofício: as cátedras de sociologia da USP entre 1954 e 1969

Autores

  • Carolina Pulici

Palavras-chave:

Sociologia, Intelectuais, Academia, São Paulo, Sociology, Intellectuals, Academy, Brazil

Resumo

Este texto busca caracterizar práticas acadêmicas e preferências intelectuais desigualmente influentes na Sociologia que se institucionalizou na Universidade de São Paulo entre 1954 e 1969. Sob a vigência do regime de cátedra, essas distintas orientações encarnaram-se nas atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas pelos dois núcleos voltados à produção e transmissão de conhecimento sociológico na USP: a Cadeira de Sociologia I e a Cadeira de Sociologia II. Em perspectiva contrastiva, examinamos pronunciamentos nos quais os dois grupos posicionaram-se quanto ao que entendiam por excelência intelectual em sociologia, bem como os padrões acadêmicos que deram vida às declaradas filiações. Por fim, tratamos dessas dissonantes concepções de “como o sociólogo brasileiro deve praticar o seu ofício” vis-à-vis ao contexto social em que se inseriram.

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Seção

Sociologia política e institucionalização das ciências sociais