O final de um ciclo? Reflexões sobre assentamentos rurais no Estado de São Paulo

Autores

  • Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante UNIARA - Araraquara
  • Luis Antonio Barone FCT-UNESP – Presidente Prudente
  • Henrique Carmona Duval UNICAMP e UNIARA

DOI:

https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2012.v5i1.5317

Palavras-chave:

Dinâmicas regionais, Parceria agroindustrial, Políticas públicas, Segurança alimentar,

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa sobre a relação assentamentos rurais e desenvolvimento no Estado de São Paulo (Brasil) e traça comparações entre as regiões de Araraquara e do Pontal do Paranapanema. Propõe-se uma análise sobre as relações sociais moleculares que constroem a dinâmica dos contextos sócio-políticos nos quais os assentamentos estão inseridos. Discutimos a tessitura de uma trama de tensões sociais, sendo destacadas as famílias assentadas, movimentos sociais, técnicos e gestores públicos, a presença dos complexos agroindustriais e demais agentes econômicos regionais. São analisadas diversas formas de parcerias junto aos complexos agroindustriais – para produção de commodities – e, como se apontassem novos rumos, outras formas de inserção dos assentamentos aos municípios por meio de políticas públicas de segurança alimentar. Nesse sentido, procuramos dar um caráter interdisciplinar ao estudo, incorporando dimensões de análise sociais, ambientais e econômicas sobre esses processos.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante, UNIARA - Araraquara

Pesquisadora 1A do CNPq, Coordenadora do Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da UNIARA – Centro Universitário de Araraquara.

Luis Antonio Barone, FCT-UNESP – Presidente Prudente

Sociólogo, Professor Assistente Doutor, FCT-UNESP – Presidente Prudente

Henrique Carmona Duval, UNICAMP e UNIARA

Doutorando em Ciências Sociais no IFCH/Unicamp, pesquisador do Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da UNIARA – Centro Universitário de Araraquara.

Downloads

Publicado

21/02/2013