Vivendo do cafezal: modo de vida e subjetividade do trabalhador rural vistos pela literatura de testemunho

Autores

  • Ettore Dias Medina Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus Araraquara.

DOI:

https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2012.v5i1.5343

Palavras-chave:

Trabalhador rural, Modo de vida, Subjetividade, Literatura de testemunho, Murilo Carvalho,

Resumo

As obras literárias que têm trabalhadores rurais como protagonistas foram pouco estudadas. Neste estudo são interpretadas as narrativas Começar de novo, Consolar os aflitos e Às 10 a gente almoça, do jornalista e escritor Murilo Carvalho. As narrativas são tomadas como meio privilegiado para a investigação do modo de vida e da subjetividade do trabalhador rural. A metodologia está baseada no cruzamento entre sociologia, psicologia e testemunho.

Biografia do Autor

Ettore Dias Medina, Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus Araraquara.

Cientista Social pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestre em Estudos Literários pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.Doutorando no programa de pós graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

 

Downloads

Publicado

21/02/2013