A expropriação do trabalho manual e intelectual dos trabalhadores à luz da degradação do trabalho: anotações sobre uma indústria de alimentos

Autores

  • Fábio Carlos Rodrigues Alves Mestrando em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. UNIARA - Centro Universitário de Araraquara. Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Araraquara – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2013.v7i1.6364

Palavras-chave:

Trabalho, Divisão, Degradação, Capitalismo.

Resumo

Buscamos por meio de este trabalho relatar e analisar algumas experiências vividas por este pesquisador, no período em que laborou para uma grande multinacional do setor de alimentos, mais especificamente em uma de suas filiais, instalada na cidade de Araraquara. Frise-se que o aluno-pesquisador exerceu dezenas de atividades nesta fábrica, como por exemplo, auxiliar geral de produção, operador de máquinas, multiplicador de conhecimentos de informática, chegando a exercer o cargo de auxiliar qualificado apoio logístico. Para tanto realizamos uma revisão de alguns autores da Sociologia do Trabalho. A tarefa do pesquisador será, dentro da área da sociologia, à luz dos conceitos de Karl Marx (1978) e Harry Braverman (1980), interpretar as condições de trabalho dos trabalhadores da indústria de alimentos, no contexto da degradação do trabalho dos trabalhadores. O objetivo do artigo será contextualizar essa experiência acumulada em diversas funções, à luz dos conceitos de expropriação do trabalho do trabalhador pelo capital parasitário. Esquematizaremos os diversos postos de trabalho encontrados na referida indústria alimentícia, apresentando as inúmeras divisões do trabalho nas linhas de produção e como isso afeta os trabalhadores, internamente e externamente ao ambiente de produção.

Downloads

Publicado

05/06/2014

Edição

Seção

Artigos