A contribuição da mulher pecuarista como potencial ator na preservação da atividade de corte no município de Dom Pedrito - RS

Autores

  • Tatielle Belem Langbecker Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cleiton Stigger Perleberg Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2014.v8i2.6962

Palavras-chave:

Pecuária, Mulher, Meio rural, Região da Campanha,

Resumo

A mulher envolta à pecuária de corte particulariza este artigo, pois a atividade é conhecida como sendo de caráter masculino. É no sentido de “costurar” a pecuária com a atuação da mulher imbuída no processo de manutenção das características regionais que se concentra o objetivo geral, ou seja, relacionar a atuação da mulher pecuarista com a preservação da atividade em Dom Pedrito/RS. Na metodologia, as participantes foram identificadas por meio de dados disponibilizados pela Inspetoria Veterinária do município de Dom Pedrito, Sindicato Rural, entre outros. Obteve-se um resultado total de 40 mulheres pecuaristas, atuantes na gestão da propriedade, residentes em Dom Pedrito, onde destas foram realizadas 20 entrevistas. Na questão referente à sucessão da atividade, a maioria respondeu que haveria a continuidade por parte da família, entretanto quando questionada uma justificativa, as mesmas iniciam suas argumentações com “acredito que sim”, indicando o quão gostariam que a sucessão familiar ocorresse, porém há dúvidas. Ao final destaca-se a importância da busca por informações no intuito de dar continuidade a pesquisas “possibilitadoras” do conhecimento da diversificação das realidades vivenciadas pelas mulheres, assim como, de sua potencial atuação frente à preservação de caracteres identificadores de questões socioculturais.

Biografia do Autor

Tatielle Belem Langbecker, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Tecnóloga em Agronegócio - Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - campus Dom Pedrito.

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Bolsista CAPES.

Cleiton Stigger Perleberg, Universidade Federal do Pampa

Professor adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Coordenador Acadêmico do campus Dom Pedrito - UNIPAMPA

Tutor PET Agronegócio

Downloads

Publicado

18/12/2015