Assentamentos rurais e práticas ecológicas: uma análise em duas modalidades diferenciadas de assentamento

Autores

  • Antonio Wagner Pereira Lopes Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdade de Engenharia Agrícola, Campinas – SP – Brasil.
  • Maristela Simões do Carmo Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências Agronômicas, Botucatu – SP – Brasil. Professora adjunta. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas – SP – Brasil.
  • Sonia Maria Pessoa Pereira Bergamasco Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdade de Engenharia Agrícola, Campinas – SP – Brasil.
  • Vera Lucia Silveira Botta Ferrante Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A. Universidade de Araraquara (Uniara), Araraquara – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2017.v9i1.7940

Palavras-chave:

Agroecologia, Grupos de produção, Sistemas agrícolas, Assentamentos rurais,

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar a existência e/ou a possibilidade de se adotar práticas agrícolas ecológicas por grupos de assentados da região de Araraquara e de Ribeirão Preto. Buscou-se discutir a perspectiva de um novo paradigma de produção, que venha substituir moldes comumente encontrados na produção da agricultura familiar, e a possibilidade de ações expressas em sinais voltados à Agroecologia. O objetivo deste trabalho foi realizar uma caracterização no tocante à produção, à relação com os recursos naturais e à dimensão ambiental – discutindo, através dos mesmos, perspectivas de desenvolvimento rural para os assentamentos, em modalidades distintas de assentamento: um PA e um PDS. Metodologia: foram realizadas inúmeras visitas a campo, com intuito de melhor conhecer o modo de vida dos grupos dos assentados, registros fotográficos e aplicação de 50 questionários – 31 no assentamento Bela Vista do Chibarro e 19 no assentamento Sepé Tiarajú, além de entrevistas com lideranças e dirigentes.

Downloads

Publicado

20/01/2017

Edição

Seção

Artigos