A docência universitária: reflexões acerca do processo formativo

Autores

  • Camila Rezende Alba Cuadrado Graduanda em Pedagogia. USP – Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Departamento de Educação, Informação e Comunicação - Ribeirão Preto - São Paulo- Brasil.
  • Noeli Prestes Padilha Rivas USP – Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Departamento de Educação, Informação e Comunicação - Ribeirão Preto – São Paulo – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i13.9330

Resumo

Este trabalho se insere no âmbito da temática “Pedagogia Universitária”, tema este já pesquisado pela docente Noeli Prestes Padilha Rivas juntamente com alunos do Curso de Pedagogia da FFCLRP, que desenvolveram projetos relacionados ao Programa de Aperfeiçoamento do Ensino – PAE, especialmente temas relacionados à docência para o ensino Superior. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, pretendeu investigar como a Etapa de Estágio Supervisionado do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino – PAE/USP tem se constituído em espaço formativo para a docência superior, proporcionando aos alunos um contato com a sala de aula. Os projetos trabalhados anteriormente, no âmbito das unidades de ensino e pesquisa que compõem a Universidade de São Paulo/ Campus Ribeirão Preto, se dedicaram às modalidades de atividades de Preparação Pedagógica desenvolvidas pelos programas de pósgraduação (Ciências Humanas, Exatas e Biológicas), a partir de 2000, bem como analisaram o
currículo (os Programas de Disciplinas) e as propostas de atividades relacionadas a etapa de Preparação Pedagógica, utilizando a técnica de análise documental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02/07/2012

Como Citar

CUADRADO, C. R. A.; RIVAS, N. P. P. A docência universitária: reflexões acerca do processo formativo. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 13, p. 140–147, 2012. DOI: 10.22633/rpge.v0i13.9330. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9330. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)