A circularidade do autoreferencial teórico do Banco Mundial em suas pesquisas educacionais e seus projetos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n2.2017.9965

Palavras-chave:

Banco Mundial. Pesquisa. Educação.

Resumo

O artigo trata do paradigma teórico e do modus operandi prevalecentes nos departamentos de pesquisa do Banco Mundial, mormente os afetos à área educacional, esfera em que essa instituição financeira vem se insinuando como organismo central na formulação das novas políticas educacionais globais para os países da periferia capitalista. Pautando-se em fontes bibliográficas e documentais daquela corporação e na literatura acadêmica crítica sobre ela, o estudo conduz a resultados que indicam, ademais do caráter ideológico, a estreiteza de horizonte, a limitação epistemológica e a funcionalidade estratégica à manutenção dos paradigmas neoliberais da pesquisa educacional conduzida naquele banco ou por ele comissionada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BROAD, R. Research, knowledge, and the art of “paradigm maintenance”: The World Bank’s Development Economics Vice-Presidency (DEC). Review of International Political Economy, London, v. 13, n. 3, p. 387-419, 2006.

KAMAT, S. The poverty of theory. The World Bank’s Systems approach to education policy. In: KLEES, S. J.; SAMOFF, J.; STROMQUIST, N. P. (Ed.). The World Bank and Education: critiques and alternatives. Rotterdam: Sense, 2012. p. 33-47.

KLEES, S. J. World Bank and education: ideological premises and ideological conclusions. In: KLEES, S. J.; SAMOFF, J.; STROMQUIST, N. P. (Ed.). The World Bank and Education: critiques and alternatives. Rotterdam: Sense, 2012. p. 49-65.

KLEES, S. J.; SAMOFF, J.; STROMQUIST, N. P. (Ed.). The World Bank and Education: critiques and alternatives. Rotterdam: Sense, 2012.

SAMOFF, J. More of the same will not do. Learning without learning in the World Bank’s 2020 education strategy. In: KLEES, S. J.; SAMOFF, J.; STROMQUIST, N. P. (Ed.). The World Bank and Education: critiques and alternatives. Rotterdam: Sense, 2012. p. 109-121.

SIQUEIRA, A. C. The 2020 World Bank education strategy: nothing new, or the same old gospel. In: KLEES, S. J.; SAMOFF, J.; STROMQUIST, N. P. (Ed.). The World Bank and Education: critiques and alternatives. Rotterdam: Sense, 2012. p. 69-81.

VERGER, A.; BONAL, X. La estrategia educativa 2020 o las limitaciones del Banco Mundial para promover el aprendizaje para todos. Educação & Sociedade, Campinas, n. 32, p. 911-932, 2011.

WORLD BANK. Learning for all: investing in people’s knowledge and skills to promote development. Education Sector Strategy 2020. Washington, DC: World

Downloads

Publicado

07/04/2017

Como Citar

BASTOS, R. M. B.; ROCHA, A. R. M. e. A circularidade do autoreferencial teórico do Banco Mundial em suas pesquisas educacionais e seus projetos. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 322–333, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n2.2017.9965. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9965. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.