Gestão de organizações públicas: uma análise bibliométrica das competências dos gestores escolares

Giuliano Alves Borges e Silva, João Luiz Passador, Marco Antonio Catussi Paschoalotto, Leonardo Nassar

Resumo


A boa gestão pública pressupõe organizações públicas capazes de garantir o bom desempenho de suas ações a partir de critérios como eficiência, eficácia e efetividade das políticas públicas. Para tanto, demanda profissionais capazes de gerir tais organizações, com competências alinhadas aos pressupostos de uma gestão pública contemporânea. Neste sentido, o artigo tratará sobre a importância dos cargos de gestão nas organizações escolares, com foco no papel dos diretores de escola. Deste modo, o presente estudo consiste em explorar, a partir de revisão de artigos em base de dados, também conhecida como bibliometria, as competências dos diretores escolares ao levantar diversas ações aplicáveis dentro de um contexto escolar organizacional no campo técnico administrativo, em práticas educacionais pedagógicas e na gestão política e democrática da instituição. Essa expectativa parte da premissa que o diretor escolar deve ser um gestor público de alto nível, e, portanto, possuir competências pedagógicas e políticas. Nos artigos analisados observa-se a predominância de trabalhos qualitativos e teóricos, e pouquíssimas publicações com ênfase quantitativa. Acredita-se que tal característica ocorre porque cada escola se situa em um contexto organizacional complexo e único. Os principais resultados apontam uma grande carga de atividades desenvolvidas pelo diretor, que por muitas vezes não possui competência ou capacidade administrativa para realizá-las, sem que haja neste estudo o aprofundamento acerca das competências requeridas a este cargo. A contribuição se dá pela possibilidade de elencar as características do cargo, como forma de viabilizar melhores métodos para orientação e avaliação do cargo.


Palavras-chave


Gestão escolar; Competência administrativa; Competência pedagógica; Competência política;

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E-ISSN: 1982-4637