Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Temas em Educação e Saúde, como o próprio título anuncia, aborda temas relacionados às duas grandes áreas de conhecimento: educação e saúde. Tendo em vista a amplitude dessas duas áreas, faz-se necessário destacar que a referida revista publica trabalhos relacionados à educação escolar, educação sexual, psicologia, terapia ocupacional, psicopedagogia, assistência social, fonoaudiologia, terapia comunitária, entre outras áreas afins. Convém relembrar que o objetivo da revista é incentivar o intercâmbio de ideias, pesquisas e experiências concernentes às áreas de educação e saúde e que mantenham, de algum modo, a interface entre as áreas, promovendo o desenvolvimento do educador, do educando e a qualidade de vida, aliando o incentivo à pesquisa e à extensão.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de Experiência

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A  Temas em Educação e Saúde passará a publicar artigos de pesquisa, relatos de pesquisa em andamento, relatos de experiências, entrevistas e resenhas relacionados às áreas de educação e saúde, tendo em vista as áreas afins já citadas. No que se refere à extensão dos trabalhos, conforme especificado nas normas da revista, os artigos de pesquisa deverão ter entre 10 e 15 páginas, os relatos de pesquisa, entrevistas e resenhas entre 05 e 08 páginas e os relatos de experiência entre 10 e 15 páginas.

Todos os textos serão submetidos à avaliação anônima por pares e, sempre que aprovados por dois pareceristas serão publicados dentro do calendário da revista. No caso de o texto ser rejeitado por um dos pareceristas e aprovado por outro, haverá então a submissão para um terceiro avaliador. Sempre e quando necessário, o texto será devolvido para o autor para que sejam feitas as adequações e correções. Um texto será rejeitado quando receber parecer negativo de dois pareceristas.

 

Periodicidade

Semestral, jan./jun e jul./dez.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Indexação, Base de Dados, Bibliotecas, Associações

                  

 

Qualis/CAPES (Avaliação)/Evaluation (2013-2016)

 

Critérios para Organização de Dossiê/Dossier criteria for organization

Os dossiês são edições organizadas por convidados, pesquisadores e professores. Na organização dos dossiês, os mesmos serão observados quanto ao caráter interinstitucional e abordar temáticas de relevância para a área distinta e especificada ao Foco e Escopo da revista. O objetivo do dossiê é ampliar o debate acadêmico, fomentar intercâmbios de pesquisa e/ou adensar as experiências formativas em investigação e/ou ensino com a comunidade científica nacional e internacional.

Os custos do dossiê: layout/capa, traduções espanhol e inglês; revisão português, espanhol e inglês e demais despesas serão de responsabilidade do(s) organizador(es).

A avaliação da proposta de dossiê acontece em duas etapas:

Primeiramente, o(s) proponente(s) deve(m) enviar a ementa do dossiê, com nome e identificação institucional dos proponentes (três, no máximo, e preferencialmente um deles com título de doutor), bem como com os títulos dos trabalhos, autores e filiação institucional (Instituição, departamento e programa de pós-graduação). Os autores devem seguir as normas das diretrizes para submissão. Os organizadores serão responsáveis pelo envio do material nas etapas.

Diretrizes para autores e normas de submissão: <https://drive.google.com/file/d/0B6dMakiNPEdwVjZ5OHhqRnlOSlk/view>.

Modelo padrão/template do artigo para download: <https://drive.google.com/file/d/0B6dMakiNPEdwUTUyQlZCU2l5Z0k/view>.

 

Somente serão aceitos artigos com no máximo 3(três autores) graduandos, mestrandos e doutorandos acompanhados por um professor doutor/orientador.

Os organizadores são responsáveis por enviar a Apresentação/Prefácio do Dossiê em Português, Espanhol e inglês. (A revista possui equipe externa de revisão e tradução para o espanhol e inglês; revisão em português, formatação e normalização).

Os artigos devem conter no máximo 15 páginas, incluindo as referências. As referências não poderão ultrapassar 1/3 da quantidade dos parágrafos do artigo. O resumo no máximo 250 palavras ou dez (10) linhas com cinco (05) palavras-chave separadas por ponto. Normas ABNT.

Os organizadores serão responsáveis por submeter todos os artigos na plataforma (obrigatório constar todos os dados dos autores, como telefone, e-mail individual, filiação institucional, departamento, país, ORCID, Link/URL do Lattes/CNPq). Ao submeter os artigos, devem submeter as declarações de originalidade e de autoria assinados e com o RG e CPD digitalizado e assinadas); Ao submeter os artigos, devem ter atenção de preencher corretamente o Título em caixa baixa, palavras-chave separadas por ponto, e as referências no campo próprio da plataforma SEER/OJS de submissão).

 

Nesta primeira etapa, os artigos completos não devem ser apresentados.

A proposta do dossiê deve obrigatoriamente conter:

 

1. Breve ementa do Dossiê.


2. Relevância da temática proposta para o campo da área da revista – Foco e Escopo.

3. Eixo temático do Dossiê: Deve ser observado o fato de que os trabalhos devem ter como eixo principal um tema bem definido proposto por um organizador.

4. Nome de cada artigo e autores - nomes completos e filiação institucional: os artigos devem ser de autoria de pesquisadores de instituições que não se repitam no mesmo dossiê (instituições diferentes).  O dossiê deve conter entre 8 (mínimo) e 12 (máximo) artigos. 

5. Responsável (eis) pelo Dossiê - nome, instituição e e-mail. O dossiê pode ser proposto por até três pessoas, sendo que, no mínimo, um deles devem ter o título de Doutorado. Cabe ao responsável enviar a proposta do Dossiê também para o e-mail da revista. 

Após a primeira fase, caso seja aprovada a proposta de dossiê, os artigos completos que compõem o dossiê devem ser inseridos na plataforma online da revista e  entrarão em avaliação por pareceristas, seguindo o procedimento usual da revista, ou seja, duplo-cego, no mínimo. O(s) organizador(es) será(ão) responsável(eis) pela execução de todo o trabalho e gestão dos artigos do dossiê.

É condição para a submissão dos artigos do dossiê para avaliação

1. Seguir as normas de publicações e padronização bibliográfica (referências e citações);

2. Que as submissões dos trabalhos que comporão o Dossiê sejam registradas diretamente no sistema, conforme orientações em: Submissão Online. Também deverá ser enviada copias dos artigos com e sem identificação por e-mail. Além de tudo, cada autor deve preencher os termos da "Declaração de Originalidade" constante no link: Declaração de Originalidade e Declaração de Autoria (e ordem dos autores)


A referida declaração deve ser enviada digitalizada com as respectivas assinaturas, cópias do RG e CPF para o e-mail da revista e ser anexada nos metadados no momento da submissão dos artigos.

Para que o trabalho seja identificado no sistema de submissão, no campo título do metadados ou no campo informações/comunicado para o editor, inicialmente ao título coloque a palavra Dossiê seguido (undeline) do primeiro nome do Responsável e o título de cada trabalho.
Exemplo:

 

Exemplo:

Dossiê_Responsável_Título:

Dossiês_Raquel_As diferenças de cada aluno no seu desenvolvimento acadêmico

 

Todos os artigos, apresentações serão obrigatoriamente revisados, editorados no processo final pela equipe interna e externa da revista.

 

Informações: revistatemasemeducacao@gmail.com