Pernambuco falando para o mundo: a cultura pernambucana e a formação de terapeutas comunitários

Autores

  • Marluce Tavares de oliveira
  • Verônica Chaves Carrazzone
  • Maria Aurea Bittencourt Silva
  • Edna Maria Malheiros
  • Kátia Saraiva
  • Cleide Ferreira Neves

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v12i2.10231

Palavras-chave:

Saúde pública. Terapias complementares. Antropologia cultural. Folclore. Autoestima.

Resumo

O trabalho tem por objetivo explorar a história e utilização de elementos da cultura pernambucana na formação de terapeutas comunitários, conduzida pelo Polo Formador Espaço Família. A vertente utilizada, que parte da cultura como representação da relação das pessoas com sua história e tradições, tem se constituído como elemento de vinculação cultural, desde o uso peculiar da linguagem, cunhada Pernambuquês, à contribuição de músicas, danças e folguedos, com raízes pluriétnicas. Procede ainda ao relato histórico da implantação da TCI no Estado, passando pelo seu reconhecimento como prática integrativa complementar do SUS; há ênfase nas questões relacionadas com o uso do álcool e outras drogas, além dos diversos campos de utilização na assistência, no ensino e na pesquisa em saúde.

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Publicado

01/12/2016

Como Citar

OLIVEIRA, M. T. de; CARRAZZONE, V. C.; SILVA, M. A. B.; MALHEIROS, E. M.; SARAIVA, K.; NEVES, C. F. Pernambuco falando para o mundo: a cultura pernambucana e a formação de terapeutas comunitários. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 12, n. 2, p. 246–265, 2016. DOI: 10.26673/tes.v12i2.10231. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/10231. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação