Contribuições da terapia comunitária integrativa em ações da política nacional de assistência social

Autores

  • Doralice Oliveira Gomes Psicóloga. Centro de Referência Especializado em Assistência Social de Samambaia. Samambaia – DF - Brasil. Terapeuta comunitária. Movimento Integrado de Saúde Mental Comunitária. Fortaleza - CE

Palavras-chave:

Assistência social, Terapia comunitária integrativa, Proteção e atendimento especializado a famílias e indivíduos,

Resumo

A Política Nacional de Assistência Social (PNAS) brasileira, em 2004, propõe que a assistência seja implantada enquanto uma política social de proteção que considere a dimensão dos riscos e vulnerabilidades presentes na vida das pessoas, assim como os recursos e potencialidades que possuem para lidar com os desafios do existir. O presente artigo objetiva discorrer sobre as contribuições da Terapia Comunitária Integrativa (TCI) para a execução do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), desenvolvido nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS). Para isto, utilizou como referência as rodas de TCI realizadas no CREAS de Samambaia-DF, no período entre 2014/2015, totalizando 18 encontros. Esse estudo de orientação qualitativa foi realizado por meio do registro das rodas e da catalogação dos temas e estratégias de superação apresentados pela comunidade. Os resultados alcançados mostram que as rodas contribuíram com os objetivos do PAEFI, tais como: o convívio comunitário, a criação de rede de apoio e o fortalecimento de vínculos familiares num contexto de acolhimento e não julgamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20/12/2016

Como Citar

GOMES, D. O. Contribuições da terapia comunitária integrativa em ações da política nacional de assistência social. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 11, 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9166. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)