Abuso na infância: uma abordagem através da terapia comunitária integrativa e a dinâmica da pérola

Autores

  • Nastia Branca Bernardelli Lacerda de Souza CAIFCOM - Centro de Ensino, Pesquisa e Atendimento do Indivíduo, Família e Comunidade. Pós-Graduação em Terapia Familiar. São Paulo - SP
  • Blanca de Souza V. Morales Centro Integrado de Ensino e Atendimento Familiar. Porto Alegre - RS

Palavras-chave:

Abuso sexual, Relações conjugais, Terapia comunitária integrativa, Dinâmica da esponja,

Resumo

A violência intrafamiliar contra a mulher (sexual, física ou psicológica) compromete as relações afetivas na vida adulta. O trauma do abuso em mulheres foi trabalhado na tese da primeira autora. A sensibilização para a fala das mulheres vítimas do abuso sexual se deu por meio de palestras sobre autoconhecimento, autoestima, saúde emocional, comunicação e relacionamento conjugal. Por experiência da pesquisadora, essas mulheres, após as palestras, sentem-se encorajadas a revelar o segredo. Foram convidadas a participarem de entrevistas semiestruturadas, e de dois encontros interventivos, com os cinco passos da Terapia Comunitária Integrativa e o modelo da Dinâmica da Pérola, modificada e denominada Dinâmica da Esponja. Nos resultados, evidenciou-se que o sofrimento perpetuou-se, interferindo na convivência conjugal, com ênfase maior na esfera da intimidade e sexualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20/12/2016

Como Citar

SOUZA, N. B. B. L. de; MORALES, B. de S. V. Abuso na infância: uma abordagem através da terapia comunitária integrativa e a dinâmica da pérola. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 11, 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9171. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação