Dificuldades de aprendizagem de alunos de 1ª a 4ª série do ensino fundamental: o olhar do professor

Autores

  • Sônia Aparecida Belletti Cruz Mestre em Educação Escolar. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Pós-Graduação em Educação Escolar. Araraquara – SP – Brasil.
  • Maria Cristina Bergonzoni Stefanini UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Departamento de Psicologia da Educação. Araraquara – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v5i0.9505

Palavras-chave:

Aprendizagem, Dificuldade de aprendizagem, Fracasso escolar,

Resumo

Baseados nos princípios teóricos de Piaget e Vygotsky, buscamos conhecer, por meio de entrevista semi-estruturada, o que dizem os professores sobre as dificuldades de aprendizagem de seus alunos e as causas destas dificuldades. Os resultados mostram que os professores apresentam três concepções distintas de dificuldade de aprendizagem: dificuldade em assimilar o conteúdo, dificuldade na leitura e na escrita e dificuldade no raciocínio. Porém, dizem acreditar que as dificuldades das crianças são reversíveis. As causas das dificuldades são atribuídas à família, à criança e à escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

07/03/2017

Como Citar

CRUZ, S. A. B.; STEFANINI, M. C. B. Dificuldades de aprendizagem de alunos de 1ª a 4ª série do ensino fundamental: o olhar do professor. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 5, 2017. DOI: 10.26673/tes.v5i0.9505. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9505. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação