Considerações psicanáliticas sobre o trabalho: possibilidades de transformação da psíque e do mundo material

Autores

  • Marcelo Garcia Navarro Mestre em Educação. UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba – Pós-Graduação em Educação. Piracicaba – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v6i0.9519

Palavras-chave:

Imaginação, Razão, Oscilação, Trabalho, Trabalho educativo,

Resumo

No presente artigo apresento reflexões acerca da relação entre imaginação e razão, contidas nas obras de Gaston Bachelard e Herbert Marcuse, e a importância de tal discussão para a educação. A docência adquire categoria filosófica porque ela pode estabelecer parâmetros para uma disciplina estética que redimensione a relação da imaginação com a razão. O que se propõe é outro paradigma epistemológico e uma filosofia do psiquismo imaginante. O primeiro sugere rupturas epistemológicas, a segunda, novas possibilidades estéticas. Trata-se de uma disciplina estética que procura compreender a relação dialética e oscilante da imaginação com a razão. Bachelard sugere, para tanto, uma pedagogia psicanalítica que propõe como conceito e método a vigilância intelectual de si, e distingue a censura moral, imbuída de caráter autoritário, do relativismo da vigilância intelectual. O trabalho docente assume posição estratégica na formação e na transformação da cultura quando procura transcender a realidade e considera a possibilidade de construção de um novo mundo. Tal transformação só pode se realizar através da ação de um sujeito histórico, essencialmente novo, que busca autonomia e confronta a mecânica da submissão que impõe os padrões psicológicos e de organização do aparato.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

09/03/2017

Como Citar

NAVARRO, M. G. Considerações psicanáliticas sobre o trabalho: possibilidades de transformação da psíque e do mundo material. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 6, 2017. DOI: 10.26673/tes.v6i0.9519. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9519. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação