Escola e professores: para quem, por que e para quê?

Autores

  • Fernanda Cristina Carvalho de Mello Mestrando em Sociologia. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara – SP – Brasil.
  • Leandro José dos Santos Mestrando em Sociologia. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v6i0.9524

Palavras-chave:

Banco Mundial, Educação, Emancipação Humana, Escola,

Resumo

Este texto é uma tentativa de resposta ao questionamento feito acima. Utiliza-se a tese “ensinar é uma especificidade humana” de Paulo Freire e a argumentação de Henry Giroux, para quem o professor é um intelectual; levamos em conta a discussão acerca do processo de mercantilização da educação; bem como consideramos a discussão sobre o processo de massificação da educação. Ademais, a discussão realizada por Rosa Maria Torres sobre a atuação do Banco Mundial na educação dos países em desenvolvimento foi-nos de grande valia à hora de analisar o papel e importância da escola e do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

09/03/2017

Como Citar

MELLO, F. C. C. de; SANTOS, L. J. dos. Escola e professores: para quem, por que e para quê?. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 6, 2017. DOI: 10.26673/tes.v6i0.9524. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9524. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação