Violação dos direitos da criança e adolescente: percalços para o trabalho da enfermagem

Autores

  • Kalyane Kelly Duarte de Oliveira UnP – Universidade Potiguar. Departamento de Enfermagem. Natal – RN – Brasil.
  • Ana Paula Nunes de Lima Fernandes Discente de Enfermagem. UnP – Universidade Potiguar. Natal – RN – Brasil.
  • Larissa Mendonça Torres Discente de Enfermagem. UnP – Universidade Potiguar. Natal – RN – Brasil.
  • Ana Dulce Batista dos Santos Mestre em Enfermagem. UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pós-graduação em Enfermagem. Natal – RN – Brasil.
  • Akemi Iwata Monteiro UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Departamento de Enfermagem. Natal – RN – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v7i0.9554

Palavras-chave:

Violação, Criança, Adolescente, Enfermagem, Conselhos Tutelares,

Resumo

O presente estudo visa analisar o histórico das denúncias de violação dos direitos da criança e do adolescente recebidas pelo Conselho Tutelar de Mossoró/RN, no ano de 2009 e 2010, e discutir o trabalho de enfermagem frente as violações. Como fontes foram utilizados os relatórios de ocorrências publicados pelo Conselho Tutelar. Os dados foram analisados pelo emprego das técnicas de estatística descritiva simples utilizando freqüências relativas e absolutas. Os dados foram apresentados através de gráficos e quadros. Os principais resultados apontam à necessidade de se entender melhor as relações familiares e o desrespeito aos direitos da criança. Será necessário entender a estrutura, os valores, as condições sociais e as relações que envolvem as famílias das crianças cujos direitos são violados, para se definirem Políticas Públicas. Identificamse esses fatores como percalços para o trabalho da enfermagem, além da dificuldade de reconhecer os casos, e a super lotação dos hospitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22/03/2017

Como Citar

OLIVEIRA, K. K. D. de; FERNANDES, A. P. N. de L.; TORRES, L. M.; SANTOS, A. D. B. dos; MONTEIRO, A. I. Violação dos direitos da criança e adolescente: percalços para o trabalho da enfermagem. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 7, 2017. DOI: 10.26673/tes.v7i0.9554. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9554. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)