Professor homem, negro na escola da infância: reflexões e apontamentos de um iniciante

Autores

  • Claudionor Renato da Silva Doutorando em Educação Escolar. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Pós-graduação em Educação Escolar. Araraquara – SP – Brasil. 14801-901. UNIARA – Centro Universitário de Araraquara. Membro da Equipe NEAB – Núcleo de Estudos Afro Brasileiros. Araraquara – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v7i0.9557

Palavras-chave:

Professor, Homem negro, Escola da infância, Iniciante,

Resumo

O presente trabalho é uma continuidade de reflexões pessoais na temática das relações raciais, população negra e gênero/ sexismo que se articulam à prática docente na educação infantil, enquanto professor negro, que no dia a dia percebe como são complexas as relações sociais escolares. Surge daí o itinerário desta investigação, objetivando: discutir gênero e raça nas relações sociais escolares; apontar alguns encaminhamentos no quesito gênero/ homem e raça/negro, num espaço eminentemente feminino. A metodologia empregada é o da História Oral com o relato de dois momentos: a chegada ao primeiro emprego, a primeira escola e, num segundo momento, uma prática pedagógica. Os resultados indicam que as relações de gênero e raça presentes na sociedade brasileira estão refletidas nas relações escolares da escola da infância. São relações marcadamente preconceituosas crivadas pela feminilidade e senso comum, porém, silenciosas, ocultas. Indicam ainda alguns desafios e superações, dentre eles o de olhar um professor homem negro como (1) um profissional formado, tal como a professora/mulher; (2) figura máscula/paterna “anti sexista” e (3) referencial social da diversidade étnica e de gênero, nesses espaços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22/03/2017

Como Citar

SILVA, C. R. da. Professor homem, negro na escola da infância: reflexões e apontamentos de um iniciante. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 7, 2017. DOI: 10.26673/tes.v7i0.9557. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9557. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação