A construção da escola inclusiva a partir da consultoria técnica especializada

Autores

  • Relma Urel Carbone Carneiro Doutora em Educação Especial. UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos. São Carlos – SP – Brasil. 13565-905. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Departamento de Psicologia da Educação – Araraquara – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v7i0.9558

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Consultoria técnica, Ensino comum,

Resumo

O presente artigo descreve uma experiência que aponta para o promissor caminho da colaboração entre consultoria técnica especializada em educação especial e inclusiva e o ensino regular. A educação inclusiva conforme prevista na legislação nacional requer uma ressignificação da escola para que possa oferecer ensino de qualidade para todos sem distinção de qualquer natureza. A consultoria colaborativa tem sido apontada pela literatura como um modelo de suporte para apoiar o processo de transformação da escola, e nesta perspectiva a Secretaria Municipal de Educação de Bauru, que desde 2005 desenvolve um projeto na perspectiva da inclusão, adotou essa prática e trabalhou com uma consultoria que ofereceu subsídios técnicos, pedagógicos e teóricos para as escolas e para equipe da Divisão de Ensino Especial que gerencia o trabalho inclusivo na rede de ensino consolidando assim um trabalho inclusivo. Em doze meses de trabalho muitas ações foram realizadas no sentido de reestruturação, acomodação e consolidação do projeto de inclusão do município, o que demonstrou a importância de tal ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22/03/2017

Como Citar

CARNEIRO, R. U. C. A construção da escola inclusiva a partir da consultoria técnica especializada. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 7, 2017. DOI: 10.26673/tes.v7i0.9558. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9558. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação