Estresse: a tensão e o desgaste físico e mental no cotidiano de indivíduos, famílias e comunidades

Autores

  • Susana Zaniolo Scotton Doutoranda em Psicologia. Universidad Del Salvador. CBT em Análise Bioenergética filiada ao International Institute of Bioenergetics Analysis da Suíça. Trainee em Biossíntese no Instituto Brasileiro de Biossíntese São Paulo. Buenos Aires – Argentina.

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v8i0.9573

Palavras-chave:

Estresse, Família, Comunidade,

Resumo

O estresse pode ser visto no homem, na família e na comunidade e ainda na natureza, pois é um fenômeno que só pode ser explicado através de um olhar sistêmico e dinâmico sobre a vida que se manifesta no organismo e encontra obstáculos na tentativa de expressar a sua natureza. Este artigo propõe um mesmo olhar para explicar o estresse construído físico ou mental dentro de um contexto grupal. Esse olhar prioriza a necessidade de expressão e busca de prazer que todo organismo anseia, mesmo que para isso viva episódios de estresse necessários para o fortalecimento das paredes que protegem as nossas vísceras. A comunidade é constituída por um grupo de famílias, que trazem em suas entranhas situações crônicas de estresse, de repressões e que de alguma maneira irá se manifestar e afetar a todos. Portanto, é necessária uma leitura analítica, física e transformadora do fenômeno psicofísico social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22/03/2017

Como Citar

SCOTTON, S. Z. Estresse: a tensão e o desgaste físico e mental no cotidiano de indivíduos, famílias e comunidades. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 8, 2017. DOI: 10.26673/tes.v8i0.9573. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9573. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.