Tocando a vida: terapia comunitária integrativa como ferramenta de reinserção social para adictos

Autores

  • Nair Meneses dos Santos Associação dos Centros de Pesquisa, Prevenção e Tratamento ao Uso Indevido de Drogas e Álcool – ACAT/ DF –

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v9i0.9587

Palavras-chave:

Terapia comunitária integrativa, Reinserção, Dependência química,

Resumo

O presente trabalho nasceu do interesse de conhecer o campo da dependência química e da necessidade de um enfoque interdisciplinar tanto para uma análise quanto para uma intervenção específica que pudesse proporcionar, de fato, a reinserção social dos adictos da Casa Terapêutica ACATDF. O objetivo foi o de promover a realização de rodas de TCI que possam contribuir como ferramenta de reinserção social, enfatizando a importância de reconhecermos os potenciais e competências existentes no adicto. As rodas foram realizadas quinzenalmente com uma duração de uma hora e meia. Ao longo desse tempo, foram realizadas dinâmicas que elevam a auto-estima e resgatam a criança perdida, apresentação e reflexões dos problemas. Os integrantes do grupo eram os internos, variando entre 14 a 16 pessoas do sexo masculino. A maioria é encaminhada pelas Casas Abrigo quando estão superlotadas; outros pela VEPEMA/DF; poucos pelas famílias; e, alguns outros buscam abrigo por si mesmo. Observou-se que as rodas nos propiciaram avaliar e concluir que a baixa auto-estima do grupo é um dos grandes problemas a serem enfrentados. A partir das conversas, discussões para trabalhar a questão do preconceito e enfatizar que as soluções estão no coletivo, no compartilhar, na identificação com o outro, no respeito às diferenças, foi possível observar a elevação da autoestima na maioria dos participantes e uma melhor capacidade do exercício do direito à cidadania. Além disso, espera-se que essa experiência possa contribuir para a formulação de políticas públicas que de fato promovam a reinserção dos indivíduos que sofrem de dependência química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23/03/2017

Como Citar

SANTOS, N. M. dos. Tocando a vida: terapia comunitária integrativa como ferramenta de reinserção social para adictos. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 9, 2017. DOI: 10.26673/tes.v9i0.9587. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9587. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação