Impacto das rodas no contexto universitário e comunitário

Autores

  • Rosaura Gutiérrez Valerio de May Universidad Estatal Amazónica, Puyo, Pastaza Ecuador.
  • Olivier Gérard Angel Méric
  • Alina Ramírez Sánchez
  • Eluzinete Pereira de Souza
  • Eduardo Campaña

DOI:

https://doi.org/10.26673/rtes.v13.n2.jul-dez.2017.9599

Palavras-chave:

Impacto. Terapia Comunitária Integrativa. Tecnologia social. Rodas.

Resumo

Havia 11 rodas vinculativas com um total de 136 participantes, dos quais 79 (58, 1%) corresponderam ao sexo feminino e 57 (41,9%) ao gênero masculino. Sem exceção, os participantes relataram experiências positivas, onde 42,3% dos participantes expressaram que é um espaço para conhecer possíveis soluções para problemas comuns e para o crescimento pessoal, dos quais 39% consideram que o alívio dos problemas permitem reduzir os níveis de estresse, adquirindo mais confiança mútua entre os parceiros, conforme expressado por 29,4% dos entrevistados. O estudo mostra que a integração das rodas na prática de ensino-aprendizagem de todas as carreiras tem um impacto positivo, permitindo que os alunos socializem e comuniquem seus estados emocionais e desconforto geral diante de conflitos familiares e outros fatores de risco que a empoderam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosaura Gutiérrez Valerio de May, Universidad Estatal Amazónica, Puyo, Pastaza Ecuador.

Dra. em Psicologia PhD. Terapeuta comunitaria. Magister en psicologia Clinica, consteladora familiar. Docente investyigadora para la Universidad Estatal Amazonica, de Ecuador

Referências

AZEVEDO, H. Pesquisas brasileiras sobre terapia comunitária integrativa. Rev. Bras. Pesq. Saúde, Vitória, 15 (3): 114-120, jul-set. 2013.

BARRETO, A. Terapia Comunitaria Integrativa paso a paso. Edición para Ecuador. Quito. Digital Center. 2015.

DAGNINO, R. Tecnología social: ferramenta para construir outra sociedade. Campinas/SP: Unicamp, 2009.

GUTIÉRREZ R, L. E.; TOCANCIPÁ, J.; MAY T.; RAMIREZ, A.; LLAMBÍ L. Higher education and indigenous nationalities: challenges for inclusion in the ecuadorian amazonian region. Creative Education, 2015, 6, 847-854. Published Online, jun. 2015 in SciRes.

HIRSCHI, T. Causes of Delinquency. Berkeley: University of California Press.1969.

LAZARTE, R. Terapia Comunitaria Reflexiones. João Pessoa, 1 de may. de 2011. Disponible en: http://www.delagracia.de/Terapia%20Comunitaria%20Reflexiones.pdf. Acesso em: 23 mar. 2017

MARTINES, F. P. La importancia del nombre propio en la constitución del sujeto. Revista de Humanidades No 30 p. 155-166. Disponible en: http://revistas.uned.es/index.php/rdh/article/view/18207/15284. Acesso em: 23 mar. 2017

MORIN, E. La méthode. Nouvelle édition. Paris: Opus/ Éditions du Seuil. 2008.

SENPLADES. Plan Nacional para el Buen Vivir 2013-2017. Secretaría Nacional de Planificación y Desarrollo. Disponible en: http://www.buenvivir.gob.ec/herramientas. Quito, Ecuador 2013. Acesso em: 23 mar. 2017.

SCOPPETA, O. Discusión sobre la Evaluación de Impacto de programas y proyectos sociales en saludpública. Univ. Psychol. Bogotá (Colombia) 5 (3): 695-703, octubre-diciembre de 2006.

RUIZ, J.; MUZZETI, L.; PALOMA, M.; PERREIRA, S.; FERNANDES, S.; BORGES, T. de S. Os seis pilares da autoestima e a integração corpo e mente. Temas em Educ. e Saúde, vol. 11, jan./dez., p. 27-34, 2015.

THOMAS, H.; FRESSOLI, M. Repensar las Tecnologías Sociales: de las Tecnologías apropiadas a la Adecuación socio-técnica. Congreso Latinoamericano y Caribeño de Ciencias Sociales – 50° Aniversario de FLACSO, Quito 2007. Disbonible en: http://www.conicet.gov.ar/new_scp/detalle.php?keywords=&id=22812&congresos=yes&detalles=yes&congr_id=1210103. Acesso em: 17 mar. 2017.

UNESCO. La educación superior en el S. XXI: visión y acción. Documento de trabajo. Conferencia mundial sobre la Educación Superior, 1998. París.

UEA. DISEÑO CURRICULAR CARRERA: BIOLOGÍA, Puyo, Pastaza Ecuador. Universidad Estatal Amazónica, 2015.

Publicado

22/11/2017

Como Citar

VALERIO DE MAY, R. G.; ANGEL MÉRIC, O. G.; RAMÍREZ SÁNCHEZ, A.; SOUZA, E. P. de; CAMPAÑA, E. Impacto das rodas no contexto universitário e comunitário. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 13, n. 2, p. 335–347, 2017. DOI: 10.26673/rtes.v13.n2.jul-dez.2017.9599. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9599. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)