O portfólio como uma estratégia de aprendizagem na formação dos profissionais de saúde

Autores

  • Marta Fuentes-Rojas Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.26673/rtes.v13.n1.jan-jun2017.5.9607

Palavras-chave:

Metodologia participativa. Ensino superior. Estratégia pedagógica. Portfólio.

Resumo

O objetivo foi utilizar o portfólio como uma estratégia de ensino para promover a participação e a reflexão de temáticas da área da saúde coletiva e da educação em saúde. Permite desenvolver no aluno habilidades reflexivas, motiva a busca de novas formas de apreender. O professor vai além da verificação de aprendizagem, solicita maior atenção, oferece novas indagações e aponta prioridades na aprendizagem. Participaram desta estratégia, 120 alunos de duas disciplinas da saúde coletiva. Observou-se no início da atividade, resistência dos alunos ao exigir maior participação, envolvimento, criatividade e responsabilidade. Em relação à contribuição para a área, mostrou a importância de criar espaços onde se promova a reflexão e o portfólio possibilitou o seu exercício, o envolvimento de todos, a avaliação de todo o processo, assim como, ajudou a desenvolver habilidades de organização, cuidado com os detalhes, rever na pratica a convivência com o grupo e a distribuição de responsabilidades. 

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Biografia do Autor

Marta Fuentes-Rojas, Universidade Estadual de Campinas

Professora pesquisadora da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

01/06/2017

Como Citar

FUENTES-ROJAS, M. O portfólio como uma estratégia de aprendizagem na formação dos profissionais de saúde. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 13, n. 1, p. 59–73, 2017. DOI: 10.26673/rtes.v13.n1.jan-jun2017.5.9607. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9607. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação