O significado da capacitação em terapia comunitária integrativa na vida dos terapeutas comunitários

Autores

  • Maria Lucia de Andrade Reis CAIFCOM - Centro de Atendimento, Ensino e Pesquisa do Indivíduo, Família e Comunidade. Porto Alegre – RS – Brasil. 90560-005. INTERFACI - Instituto de Terapia: Família, Casal, Comunidade e Indivíduo da PUC-SP. São Paulo – SP – Brasil.
  • Marilene Grandesso INTERFACI - Instituto de Terapia: Família, Casal, Comunidade e Indivíduo da PUCSP. São Paulo – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v10i0.9617

Palavras-chave:

Terapia Comunitária Integrativa, Significado, Capacitação,

Resumo

Com esse estudo pretendemos compreender o significado da capacitação em Terapia Comunitária Integrativa (TCI) para os terapeutas comunitários e como esse significado foi construído. Para isso realizamos uma pesquisa qualitativa construindo um contexto de investigação priorizando a escuta de terapeutas comunitários sobre o seu processo de capacitação em TCI. Sete terapeutas comunitários participaram dessa pesquisa. Dada a natureza dessa investigação centrada no campo do significado, realizamos entrevistas organizadas como conversas dialógicas em torno de alguns temas de interesse de acordo com os objetivos acima mencionados. As informações obtidas foram analisadas de acordo com a poética social, que convida o pesquisador a ressaltar aspectos marcantes na sua conversação com os participantes. Compreender o sentido da capacitação em TCI para a vida dos terapeutas comunitários e os aspectos envolvidos nesses resultados poderá favorecer o entendimento do impacto do processo de formação para os envolvidos, contribuindo com a rede de polos formadores em TCI creditados pela ABRATECOM, América Latina e Europa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27/03/2017

Como Citar

REIS, M. L. de A.; GRANDESSO, M. O significado da capacitação em terapia comunitária integrativa na vida dos terapeutas comunitários. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 10, 2017. DOI: 10.26673/tes.v10i0.9617. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9617. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação