Desenvolvimento profissional docente: a formação inicial em foco

Autores

  • Adriana Patrício Delgado Universidade Nove de Julho
  • Carmem Silva Sartori
  • Priscila Peres Capel
  • Regina Carminato Nascimento
  • Verônica Santos Salles Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.26673/rtes.v13.n1.jan-jun2017.6.9619

Palavras-chave:

Formação inicial. Cultura escolar. Saberes docentes.

Resumo

Identificar as percepções e dificuldades encontradas no cotidiano da profissão docente constitui o objetivo central desta pesquisa, que tem como tema a formação docente. Para tal, seguiu-se o seguinte percurso metodológico: elaboração dos instrumentos de pesquisa, seleção do campo e dos sujeitos (nove professores iniciantes que atuam no Ensino Fundamental I em escolas tanto públicas quanto privadas). Com base nos resultados foi possível identificar que: os momentos coletivos de discussão e reflexão na escola são exíguos; parte dos professores não tem clareza acerca dos saberes da profissão; não há uma política de incentivo à formação continuada; além da maioria reconhecer que o tempo da formação inicial foi insuficiente. Autores como Nóvoa, Pérez Gómez, Tardif e Zeichner forneceram o aporte teórico deste trabalho.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Patrício Delgado, Universidade Nove de Julho

Pedagogia/ Educação

Referências

GOMES, M. O. Formação de professores na educação infantil. São Paulo: Cortez, 2009.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. In: Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa: 2009, p.25-45.

PÉREZ GÓMEZ, A. I. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: Artmed, 2001.

ROLDÃO, M. C. N. Profissionalidade docente: o tempo e o modo de uma transformação. In: PINHO, S. Z (Org). Formação de educadores: dilemas contemporâneos. São Paulo: Unesp, 2011.

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 13, jan./fev./mar./abril, 2000.

ZEICHNER, K. M. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educação & Sociedade. Campinas, vol. 29, n. 103, maio/ago. 2008.

Downloads

Publicado

01/06/2017

Como Citar

DELGADO, A. P.; SARTORI, C. S.; CAPEL, P. P.; NASCIMENTO, R. C.; BARBOSA, V. S. S. Desenvolvimento profissional docente: a formação inicial em foco. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 13, n. 1, p. 74–92, 2017. DOI: 10.26673/rtes.v13.n1.jan-jun2017.6.9619. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9619. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação