Desenvolvimento profissional docente: a formação inicial em foco

Adriana Patrício Delgado, Carmem Silva Sartori, Priscila Peres Capel, Regina Carminato Nascimento, Verônica Santos Salles Barbosa

Resumo


Identificar as percepções e dificuldades encontradas no cotidiano da profissão docente constitui o objetivo central desta pesquisa, que tem como tema a formação docente. Para tal, seguiu-se o seguinte percurso metodológico: elaboração dos instrumentos de pesquisa, seleção do campo e dos sujeitos (nove professores iniciantes que atuam no Ensino Fundamental I em escolas tanto públicas quanto privadas). Com base nos resultados foi possível identificar que: os momentos coletivos de discussão e reflexão na escola são exíguos; parte dos professores não tem clareza acerca dos saberes da profissão; não há uma política de incentivo à formação continuada; além da maioria reconhecer que o tempo da formação inicial foi insuficiente. Autores como Nóvoa, Pérez Gómez, Tardif e Zeichner forneceram o aporte teórico deste trabalho.  


Palavras-chave


Formação inicial. Cultura escolar. Saberes docentes.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.26673/rtes.v13.n1.jan-jun2017.6.9619



Temas em Educ. e Saúde, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN 2526-3471, ISSN 1517-7947

Prefixo DOI: 10.26673/rtes

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